25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Três Lagoas desenvolve projeto para levar o cinema às comunidades

Publicado em 20/02/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura e do Núcleo de Teatro e de Audiovisual, realiza neste domingo (22), no Galpão N. O. B. (antiga Noroeste do Brasil), a partir das 18h, a primeira reunião do projeto Bocacine Cine Clube. Podem participar os membros do Grupo de Identidade, alunos e comunidade em geral acima de 15 anos.

O coordenador de Audiovisual, Cadu Modesto, afirma que a participação da população na reunião é de suma importância. “Durante o encontro criaremos as diretrizes de ações do projeto e a programação dos filmes, por isso contamos com a presença de todos que gostam de cinema para dar suas ideias para esta que será a nova poção cultural da Cidade”.

O Bocacine Cine Clube foi desenvolvido com o objetivo de promover a inclusão social por meio da cultura, permitindo o acesso ao cinema àquelas camadas da população menos favorecidas a partir da realização de sessões gratuitas de cinema durante o ano.

Integrará a coletânea de filmes do projeto mostras nacionais, principalmente regionais, e internacionais.  Além das exibições dos filmes o projeto disponibilizará cursos de formação, alguns diretamente nas escolas, e produção cinematográfica (documentários, curtas e longas-metragens). Haverá também grupos de estudo e o Cine Clubinho, que contará com filmes voltados para as crianças.

“O projeto busca a popularização do cinema, especialmente o regional, e a formação de um público multiplicador desta manifestação cultural. O espectador terá a oportunidade de conhecer obras e criadores cinematográficos, criando uma discussão e fomentando o cinema local”, ressalta o coordenador Cadu Modesto.

Começa em março

Os filmes serão exibidos aos domingos, a partir do dia 1º de março, no Centro Cultural “Irene Marques”, às 18h. Em toda sessão, haverá um convidado que, anteriormente a mostra, fará a contextualização do enredo e, ao término, abrirá um debate com os alunos para melhor entendimento da obra.

A estimativa é que o projeto atinja, ao final de 2015, um público de mil pessoas. Atualmente Três Lagoas é a 4ª cidade junto a Associação de Cinema do Estado.

Mais informações sobre o Bocacine Cine Clube podem ser obtidas no Departamento Municipal de Cultura, na Avenida Antônio Trajano, nº 30 – Centro, ou pelo telefone 3929-1133 ramal 213 falar com Lucas Normando. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *