29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Dourados intensifica produção de mudas com revitalização de viveiro

Publicado em 30/01/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A revitalização do Viveiro de Mudas da Prefeitura de Dourados já reflete em produção de qualidade para que a cidade possa continuar como uma das mais arborizadas do Estado.  No espaço localizado do bairro Parque das Nações I, são produzidas mudas ornamentais e frutíferas, além de flores usadas para reflorestamento e ornamentação dos canteiros.

Para ter uma ideia da amplitude deste trabalho, foram doadas em 2014 10 mil mudas de árvores que tinham entre 50 centímetros e 1,2 metro, produzidas no viveiro. Além destas, ainda foram plantadas 25 mil mudas em 2014, sendo que 8 mil destas já estão atualmente prontas (em tamanho adequado) para serem doadas.

As mais procuradas são as Oiti, Mangaba, Chorão, Magnólia e Ipê. Árvores frutíferas também são doadas e há várias espécies, como jaca, manga, jabuticaba, acerola, amora, entre outros.

Quero uma muda

A produção é tanto para que o município use em espaços públicos, quanto destinada a doação àqueles que querem contribuir para manter a cidade arborizada. No entanto, é preciso seguir um protocolo para adquirir as unidades.

Para conseguir uma muda a pessoa precisa adquirir uma autorização no Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam). No local, ela informa o local que pretende plantar a muda para que seja dada a ela a orientação sobre como fazê-lo de forma adequada. A intenção é que as arvores sejam sempre plantadas de forma que possa fazer uma boa sombra, sem comprometer a estrutura das casas, tráfego nas calçadas ou danos atuais e futuros à rede elétrica.

As orientações são ainda mais específicas quando se trata das arvores frutíferas. Para evitar que sejam plantadas próximas às ruas ou dentro de casa de forma a incomodar vizinhos ou comprometer estrutura das residências, o Imam orienta evitar o plantio de árvores grandes como as de manga ou jaca, por exemplo, em casas da área urbana. Estas mudas são destinadas pelo órgão apenas para plantio em chácaras. Já as árvores de copas menores e mais discretas, como a amora, jabuticaba, acerola, por exemplo, são liberadas para casas do perímetro urbano.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *