16/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Como saber se seu gato sofreu um derrame cerebral

Publicado em 29/01/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Seu gato já está velho. Um dia você percebe que ele ficou quieto demais, com a cabeça inclinada para um lado, parece estar dormindo. Você tenta acordá-lo e ele não reage. Será que seu bichinho de estimação sofreu um derrame? Leia o guia abaixo para aprender como identificar um derrame cerebral em felinos.

Observe o seu gato. Ele está consciente? Os olhos estão abertos ou fechados? Abra os olhos do seu gato (caso estejam fechados) e verifique se há uma membrana branca cobrindo seu globo ocular: esse é um primeiros indícios de que ele possa estar sofrendo um derrame cerebral.

Teste as reações do seu gato. Tente fazer seu gato abrir os olhos. Chame pelo seu nome várias vezes seguidas. Se você o encontrou no chão, leve seu gato para um lugar da casa de onde ele possa sair com facilidade assim que recuperar a consciência.

Se suspeitar que seu gato possa estar sofrendo um derrame, ligue para o veterinário e leve o animal ao seu consultório imediatamente.

Seu gato pode tentar levantar e cair várias vezes e começar a andar em círculos (ele não está realmente consciente, porém esse é um dos sinais da doença); isso significa que o derrame atacou um dos dois lados do cérebro, prejudicando o sistema de equilíbrio do gato (por não conseguir andar em linha reta, o animal acaba andando em círculos).

Se você tem um seringa de plástico em casa, encha ela com água e aplique por via oral a cada 30 ou 60 minutos. Posicione a cabeça do gato para trás e insira a ponta de seringa dentro da boca dele; esse método é o mais fácil para fazer o animal ingerir líquido e permite segurá-lo sem tocar nos seus bigodes.

Dê bastante carinho ao seu animal. Quando seu gato recuperar a consciência, alimente-o com uma comida fácil de mastigar (ele talvez não seja capaz de ingerir comida sólida). Se seu gato estiver comendo normalmente, é sinal de que ele está se recuperando bem; se ele começar a se lamber, esse é um sinal ainda melhor.

A boa notícia é que gatos possuem uma grande capacidade de recuperação. Derrames cerebrais em gatos não acontecem da mesma maneira que em seres humanos. A má notícia é que seu gato pode sofrer convulsões seguidas logo após o derrame.

Saiba como distinguir um derrame de uma convulsão. Gatos demoram muito mais tempo para se recuperar de um derrame, além de perderem a consciência e não poderem comer ou ingerir líquidos. As convulsões variam de intensidade e gatos conseguem se recuperar rapidamente após sofrerem um ataque. Depois de uma convulsão posterior a um derrame, seu gato deve se recuperar em poucas horas.

Dicas

– Adquira os medicamentos necessários para aliviar os efeitos da convulsões pós-derrame.

– Sempre tenha uma seringa plástica em casa.

– Antes que o seu gato envelheça, contrate um bom plano de saúde para ele; caso seu pet adoeça, as idas ao veterinário e ao hospital podem pesar muito no bolso.

– É esperado que seu animal não se recupere 100% após sofrer um derrame ou uma convulsão.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *