29/03/2024 - Edição 540

Comportamento

Metade dos brasileiros teve mais de dez parceiros sexuais

Publicado em 29/01/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Cerca de 44% da população sexualmente ativa do país afirma já ter tido mais de dez parceiros sexuais na vida, aponta uma pesquisa do Ministério da Saúde.

Os dados, que fazem parte da 3ª edição de uma pesquisa de monitoramento e controle da infecção pelo HIV, realizada em 2013, mostram uma mudança no comportamento sexual da população. Em 2004, esse índice era de 19,2%.

Também houve um aumento no número de pessoas que afirmam ter mais de cinco parceiros sexuais ao longo do último ano. Em 2013, esse percentual era de 12,1%, contra 4,1% em 2004.

Ao mesmo tempo em que 94% da população sexualmente ativa do país aponta a camisinha como a melhor forma de prevenção da Aids, cerca de 45% desse grupo não usou preservativo em relações sexuais casuais no período de um ano.

Em 2004, esse percentual era de 48%, ou seja, têm se mantido estável ao longo dos anos. Foram entrevistadas 12 mil pessoas, entre 15 e 64 anos.

Para Fábio Mesquita, diretor do departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde, os dados indicam a necessidade de aumentar as ações de prevenção.

"É uma geração mais liberal, que tem maior número de parceiros de relação sexual, e que se expõe ao risco de contrair o HIV da mesma forma que a situação anterior", afirma. "E como tem mais parceiros, o risco têm crescido", diz.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *