29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Estudo identifica 6 comportamentos alimentares preocupantes na pandemia

Publicado em 20/04/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na pandemia de Covid-19, o isolamento e o distanciamento social viraram regra — e com razão, uma vez que são eficazes em diminuir a transmissão do vírus. Mas, apesar de necessárias, essas medidas também causaram uma interrupção na rotina e nos hábitos diários, gerando consequências que se refletiram, por exemplo, no comportamento alimentar das pessoas.

Para entender a relação entre estresse, sofrimento psicológico, dificuldades financeiras e mudanças no comportamento alimentar durante a pandemia, cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, realizaram uma análise de dados qualitativos e quantitativos coletados entre abril e maio de 2020.

Publicada no último dia 15 de março no periódico International Journal of Eating Disorders, a pesquisa registrou seis comportamentos considerados não saudáveis: comer e petiscar sem pensar, maior consumo de alimentos, diminuição generalizada do apetite ou consumo nutricional, comer para lidar com os acontecimentos, redução no consumo nutricional relacionada à pandemia e um ressurgimento ou aumento considerável dos sintomas de transtorno alimentar.

Cerca de 8% dos 720 participantes afirmaram ter comportamentos extremos de controle de peso prejudiciais à saúde. Em 53% essas atitudes foram menos significativas, e 14% relataram compulsão alimentar. O estudo também revelou que esses resultados estão associados a estresse, sintomas depressivos e dificuldades financeiras.

Dos comportamentos detectados pela pesquisa, o transtorno alimentar é o que mais preocupa os especialistas, porque mata aproximadamente 10.200 pessoas por ano nos Estados Unidos — o equivalente a 1 óbito a cada 52 minutos. “É essencial que intervenções preventivas contra o transtorno alimentar e esforços para tratamentos sejam acessíveis e amplamente divulgados”, defende, em nota, Melissa Simone, autora principal do estudo.

Os pesquisadores também chamam atenção para o fato de que a maioria dos jovens adultos participantes são de diferentes etnias e vêm de contextos de baixa renda, o que faz com que não tenham acesso aos serviços dos quais eles precisam. “Para garantir que as desigualdades de saúde não aumentem, nós precisamos identificar as necessidades dessas populações”, afirma a coautora Dianne Neumark‐Sztainer.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *