20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Número de óbitos no trânsito em Campo Grande cai 16% em 2014

Publicado em 09/01/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em relação a 2013, o número de mortos no trânsito de Campo Grande caiu 16,3%. Em 2014, foram 97 óbitos contra 116 nos doze meses de 2013. Segundo a Prefeitura, entre os fatores que contribuíram para essa diminuição estão as ações de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres desenvolvidas pela Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e seus parceiros e, também, as medidas de reforço da sinalização e o reordenamento viário.

Das 97 vítimas fatais, 62 eram motociclistas, 14 ciclistas, 13 pedestres, 5 condutores e 3 passageiros. O mês com menor número de vítimas fatais em 2014 foi agosto, com três mortes, sendo todas as vítimas motociclistas. Já fevereiro, junho e dezembro foram os meses em que mais óbitos foram registrados, sendo 11 em cada, entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Para conscientizar os usuários do trânsito o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), que conta com 39 órgãos governamentais, entre eles a Agetran, desenvolveu diversas ações.

Blitz Educativa

Focada nos ciclistas, em abril foi realizada uma blitz educativa em alguns pontos da cidade para conscientizar quem anda de bicicleta a ter mais cuidado no trânsito. Na ação, servidores da Agetran abordavam os ciclistas e mostravam a importância dos mesmos utilizarem capacetes, ter preocupação com a visibilidade, principalmente no período noturno, entre outras questões pontuais. No ano passado, 14 ciclistas foram a óbito, contra 13 em 2013.

No quinto mês de 2014, o GGIT fez a campanha Maio Amarelo, campanha mundial que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo e organizar ações para educar e conscientizar os usuários do trânsito. Em setembro, durante a Semana do Trânsito, a Agetran realizou inúmeras atividades educativas e sociais na Capital.

No decorrer de 2014, a agência de trânsito também realizou inúmeras palestras sobre a conscientização no trânsito além de apresentar números do trânsito de Campo Grande no II Encontro Internacional de Avaliação do Projeto Vida no Trânsito/2014, que aconteceu em Curitiba no mês de novembro.

Além de promover ações e campanhas, a Agetran também fez diversas medidas para a diminuição de acidentes e o melhoramento do fluxo de veículos na Capital, como reforço e implantação de sinalização horizontal e vertical nas vias públicas, instalação de semáforos em pontos de grande movimento de veículos e pedestres e o reordenamento viário na região central de Campo Grande.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *