23/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Tomar café meia hora antes de exercício pode aumentar queima calórica

Publicado em 30/03/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Potencializar o desempenho esportivo pode estar ao alcance das mãos – literalmente – de qualquer pessoa. É o que sugere um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of the International Society of Sports Nutrition, segundo o qual consumir uma xícara de café (cerca de 3mg/kg de cafeína, o equivalente a uma dose forte), meia hora antes de exercitar-se, é capaz de aumentar significativamente a queima de gordura.

Conduzida por cientistas da Universidade de Granada (UGR), na Espanha, a pesquisa calculou a oxidação de gordura em testes aeróbicos com quinze homens – em média, de 32 anos. Antes de cada exercício, realizado quatro vezes em intervalos de sete dias, os participantes ingeriram 3mg/kg de cafeína ou um placebo, em dois horários diferentes: às 8h e às 17h. Condições como tempo decorrido desde a última refeição e atividade física, por exemplo, foram estritamente padronizadas entre o grupo.

Os testes consistiam em pedalar a 50W por três minutos, mantendo uma cadência de 60-100 rpm – o que, segundo o estudo, corresponde a um “protocolo de aquecimento”. A cada três minutos, acréscimos subsequentes de 25W também foram feitos sobre a carga de trabalho dos voluntários. Depois, eles podiam descansar por cinco minutos, tendo livre acesso à água, antes de reiniciar com uma atividade de esforço gradual.

De acordo com os pesquisadores, os resultados da análise reforçam o título mundial da cafeína como uma das substâncias mais eficazes para melhorar o desempenho esportivo: independentemente da hora do dia, o consumo do composto foi capaz de aumentar consideravelmente a taxa máxima de oxidação de gordura (MFO) durante o exercício. Se comparado ao turno matinal, ainda, o desempenho se mostrou ainda maior durante a tarde: 10,7% contra 29%, respectivamente.

O composto químico também levou a um aumento das taxas de Fatmax (intensidade de exercício que provoca oxidação máxima de gordura) e VO2max (volume máximo de oxigênio captado pelo corpo na atmosfera e levado aos músculos). “A combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios em intensidade moderada no período da tarde parece ser o melhor cenário para indivíduos que buscam aumentar a quantidade de gordura queimada durante o atividade aeróbica contínua”, conclui a pesquisa.

Limitações

Apesar dos resultados promissores, os autores do estudo alertam para o tamanho relativamente pequeno da amostra (15 pessoas). Os resultados observados em homens ativos também não podem ser automaticamente equiparados à população feminina ou sedentária, por exemplo.

Uma vez que os pesquisadores não coletaram dados de temperatura corporal e tipo sanguíneo, a análise também não descarta a possibilidade de que variáveis metabólicas e hormonais possam ter desempenhado algum papel na variação diurna das taxas de queima calórica.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *