24/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Grupo Casa busca ‘padrinhos’ para viabilizar bolsistas de curso de teatro

Publicado em 17/02/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desde março de 2014 o Grupo Casa ocupa Campo Grande com mais de 40 espetáculos. Nesses 7 anos de trabalho e existência, mais de 800 alunos já passaram pelo Grupo Casa. Em 2021 o coletivo abre as portas novamente para receber os alunos e o público, da forma mais segura, de acordo com as normas da OMS e seguindo os decretos municipais e estaduais.

O Grupo Casa oferece aulas de teatro para adultos e crianças a partir de 6 anos de idade. As turmas de teatro para 2021 estão com um limite de 8 pessoas. Já são 6 turmas fechadas, com o total de 48 alunos. Sendo 20% voltado para bolsistas.

E é para viabilizar estas bolsas que o Grupo Casa está em busca de ‘padrinhos’. Todos os(as) alunos(as) bolsistas escreveram uma carta e preencheram um cadastro para apresentar os motivos que os ‘padrinhos’ têm para participarem de sua formação. “E o nosso convite é que você seja padrinho ou madrinha desse aluno, e assuma sua mensalidade no valor de R$ 180 reais durante o período de 1 ano. É simples. Entre em contato com o Grupo Casa, escolha uma de nossas cartinhas, e seja padrinho ou madrinha de um aluno ou aluna bolsista”, explica Ligia Prieto, uma das sócias do Grupo Casa.

Atriz, psicóloga com formação em psicanálise e saúde mental pela UERJ e diretora de teatro, Ligia assume a direção geral dos projetos, dos espetáculos e da didática das aulas do Grupo Casa, além de ministrar os cursos voltados para os adultos e assumir as dramaturgias dos espetáculos.

“O Grupo Casa continua, mesmo nesse ano pandêmico com as aulas presencias e online. Trabalhamos com 20% de bolsas, e o nosso foco principal é a formação do artista, com um trabalho semanal unindo teoria, prática e técnica. Mas para isso precisamos de você para ser padrinho ou madrinha do Grupo Casa”, explica Kelly Figueiredo, sócia de Ligia. Kellly é palhaça, administradora, com formação em teatro pela Universidade Lusíada em Lisboa. Dentro do Coletivo de Artistas assume a produção geral, os cenários e figurinos dos espetáculos, além de ministrar as aulas para as crianças até 11 anos.

Essa parceria, que já tem 7 anos de história, promete uma vida longa e de muito trabalho. Ainda de encontro direto com o núcleo do Casa, existem algumas parcerias fixas com o Fotógrafo e ator Thiago Costa, com o editor e poeta ViniWillyan, com os atores Karine Araujoe Léo Medeiros, e com a produtora Bruna Vidal, que hoje formam o Coletivo de Artistas em trabalho e funcionamento para 2021. 

Muita história

No últimos 7 anos o Grupo Casa, além de ter oferecido a cidade mais de 40 espetáculos da cia, com mais de 800 apresentações no MS, também organizou mais de 20 festivais de teatro tanto para crianças quanto para adultos, com uma soma de mais de 10 mil pessoas na plateia. Entre eles o ETECA – Encontro de Teatro Entre Crianças, um Festival que este ano completa sua quinta edição, com duração de uma semana de encontro, que inclui debates com artistas, psicólogos e pedagogos sobre o desenvolvimento da criança aliado a arte, com espetáculos convidados de todo o Brasil, espetáculos autorais dos alunos, entre outras delícias, como feirinhas e comidinhas. Mais de 200 crianças já participaram como atores criadores nos Festivais de teatro do Grupo Casa, ou como os consideramos “Grupo Casinha”. O Grupo Casa segue em 2021 com a formação do artista, para que Campo Grande se renove e siga com arte construindo uma nova realidade. 

Outro festival importante do Grupo Casa é o PEC –Processo em Cena, que já está em sua sexta edição. O Processo em Cena conta com 100 horas de trabalho e pesquisa dentro da sala de ensaio, com construções autorais dos alunos e com avaliações feitas por artistas convidados. O processo todo é guiado por Ligia Prieto que há 10 anos estuda o processo do ator, com 2 especializações no tema pelo olhar do teatro e da psicanálise, com formações pela UERJ e INSTED. Mais de 80 alunos já passaram por essa experiência artística do Processo em Cena.

Quer saber um pouco mais?

Site: www.teatrogrupocasa.com.br

E-mail: [email protected]

Insta: @teatrogrupocasa

Ou fale diretamente, pelo whats ou pelo telefone:

Ligia Prieto: (67)98185-9774

Kelly Figueiredo: (67) 99618-2852


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *