18/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Jamboard

Publicado em 10/02/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O ano de 2020 modificou a forma de aprendizagem de várias instituições de ensino que tiveram que se adequar ao formato de aula digital, o que a princípio não foi nada fácil. Foram diversas abordagens de tentativa e erro e na busca por formas diferenciadas de repassar conteúdos aos alunos, conheci a plataforma Jamboard.

Funciona como uma lousa, porém, com muitas capacidades. Ao efetuar o login na plataforma Google você tem acesso a ferramenta Jamboard que disponibiliza uma grande capacidade de customização e construção de palcos para os estudos. No canto esquerdo da tela você encontra opções para inserir textos e imagens, além de poder acrescentar imagens e etiquetas para tornar o seu quadro mais atrativo para a leitura dos alunos.

A plataforma é simples, intuitiva e rapidinho você aprende a construir templates interessantes e criativos.

Na parte superior da tela, você pode inserir diferentes palcos, onde os alunos irão construir as suas telas, o bacana é que toda a construção é colaborativa e fácil de manusear, o que permite desenvolver atividades avaliativas de forma prática e intuitiva. O aplicativo funciona muito bem em celulares, tablets e computadores e por estar tudo em nuvem, basta efetuar o login, para sincronizar todos os dados.

Outro ponto interessante é capacidade de visualizar o desenvolvimento das atividades em tempo real, o que tornar o aprendizado remoto muito mais próximo. Além das etiquetas, o app possui algumas formas prontas, ideal para desenvolver gráficos, ou mesmo para aulas de geometria, porém, se achar mais interessante realizar os traços a mão, a plataforma tem uma ferramenta de inteligência artificial que compreende o seu traço e ajusta a sua imagem ou texto.

Aproveite os recursos do Google para inserir imagens e tornar o seu palco mais atrativo.

Estamos no período de retorno as aulas e nesse momento de incerteza, tornar o aprendizado mais interessante faz toda a diferença para o engajamento dos alunos e aprimorar a qualidade das aulas. Vale ressaltar, que toda a sua atividade pode ser compartilhada entre os alunos e que você tem total controle sobre a execução dos trabalhos podendo finalizar o período de edições e assim deixar a participação de cada aluno registrada.

Existem diversos vídeos e tutoriais pelo YouTube explicando a ferramenta, porém, acredito que você terá um resultado melhor, a partir do momento que começar a desenvolver as primeiras atividades pela própria plataforma. Um abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *