28/03/2024 - Edição 540

Legislativo

Em cerimônia restrita, vereadores, prefeito e vice-prefeita são diplomados pelo TRE-MS

Publicado em 17/12/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em uma cerimônia restrita, realizada no próprio Plenário do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e seguindo todas as normas de biossegurança, foram diplomados no último dia 16 os 28 vereadores eleitos no pleito deste ano, bem como prefeito e vice-prefeita de Campo Grande.

Com a validação dos 3.850 votos do candidato Delei Pinheiro (PSD) pelo TRE-MS, que pode acarretar a perda da vaga de vereadora de Dharleng Campos, o Tribunal decidiu postergar a diplomação da 29ª vaga. Como a ocupação da vaga ainda está sub judice, cabendo recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apenas 28 vereadores foram diplomados.

Foram diplomados o prefeito Marquinhos Trad, a vice-prefeita Adriane Lopes, além dos 28 vereadores: Tiago Vargas (PSD), Carlão (PSB), Zé da Farmácia (PODEMOS), João César Mattogrosso (PSDB), Professor Juari (PSDB), Gilmar da Cruz (REPUBLICANOS), Prof. João Rocha (PSDB), Silvio Pitu (DEM), Professor Riverton (DEM), Valdir Gomes (PSD), Otávio Trad (PSD), Beto Avelar (PSD), Junior Coringa (PSD), William Maksoud (PTB), Betinho (REPUBLICANOS), Camila Jara (PT), Dr. Jamal (MDB), Papy (SOLIDARIEDADE), Edu Miranda (PATRIOTA), Clodoilson Pires (PODEMOS), Dr. Sandro Benites (PATRIOTA), Dr. Loester (MDB), Marcos Tabosa (PDT), Ayrton Araújo (PT), Doutor Victor Rocha (PP), Ronilço Guerreiro (PODEMOS), Coronel Alírio Villasanti (PSL) e Prof. André (REDE), que integrarão a 11ª Legislatura, para o quadriênio 2021-2024.

“Passamos por uma prova, e quem nos avaliou foi a população de Campo Grande. A Justiça Eleitoral nos deu a legitimidade daquele resultado das urnas. Este é um momento significativo, temos um maior respeito por este momento que é a diplomação. Evidentemente que iniciamos um novo mandato. Todo mandato temos novos desafios, porque a sociedade evolui, a vida é dinâmica. Nós temos que estra na Câmara como representantes dos cidadãos e antenados com tudo aquilo que acontece no dia a dia, na cidade, na vida das pessoas, e é com esse propósito que queremos estar na Câmara de Vereadores, prontos para agir, intervir, representar, sempre que nos for exigido para que nós possamos cumprir nosso mandato com dignidade, com responsabilidade, com compromisso e, acima de tudo, respeitando cada cidadão que confiou em nós no dia da eleição”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Prof. João Rocha.

Para a vereadora eleita Camila Jara, a mais jovem integrante da 11ª Legislatura, os desafios serão ainda maiores, principalmente porque ela poderá ser a única mulher a integrar o Legislativo Municipal, caso a vaga de Delei Pinheiro seja mantida. “É muito importante este momento, porque inicia a concretização de um sonho e começa outro desafio maior ainda. É mais importante ainda porque sou uma mulher jovem, num estado extremamente conservador, então provavelmente nosso maior desafio dentro da casa vai ser esse. Lutar para implementar nossos projetos, para que a gente consiga ter mais representatividade, com olhar maior para a periferia da cidade. A gente vai estar lá dentro brigando para que as vozes que estão ignoradas atualmente, sejam escutadas. Este é um momento simbólico, um momento de preparação, onde a gente está conversando com vários movimentos sociais, vários segmentos da sociedade para que a gente consiga fazer um mandato mais representativo possível”, destacou.

Segundo o 1° secretário, vereador Carlão “a expectativa é igual a que eu tive no primeiro mandato. É uma aflição, parece a primeira vez. É uma emoção muito grande poder representar a população de Campo Grande. Eu tenho uma história simples, vim do interior do Estado para cá, militei no movimento comunitário, movimento de favelas e hoje cheguei a vereador no quarto mandato. Aumenta mais o compromisso e a obrigação de ajudar as famílias. Vereador não tem papel mais fundamental do que ajudar as famílias, ajudar o crescimento da cidade, pensar na cidade como um todo, meio ambiente, educação, transporte. Fico muito feliz de estar neste momento aqui representando a minha cidade. 

Já para o diplomado Tiago Vargas, eleito o vereador mais votado em Campo Grande, a responsabilidade aumenta ainda mais. “Sou o vereador mais votado das eleições 2020, foram 6202 pessoas que depositaram seu voto de confiança em mim. Ser o vereador mais votado aumenta a responsabilidade. É uma responsabilidade muito grande, estou muito ansioso para que eu possa estar trabalhando em prol dos cidadãos campo-grandenses. Infelizmente, estamos vivenciando um dos períodos mais críticos da história da humanidade no século XXI, estaremos precisando da união de todos os nossos parlamentares municipais, do nosso prefeito, da nossa vice-prefeita, enfim, precisamos da união de todos os políticos para que nós possamos juntos buscando soluções para levar, de alguma forma, mais alento a todos os cidadãos campo-grandenses. Não é fácil, mas com a união de todos, com certeza estaremos conseguindo trazer melhorias para todos”, reforçou.

Segundo o prefeito Marquinhos Trad “a diplomação é um ato formal da Justiça Eleitoral àqueles que obtiveram a solidariedade popular para exercer seus respectivos mandatos, elevo meu pensamento a Deus para que ele me cubra de sabedoria, com alegria e harmonia a gente possa conviver os quatro anos à frente da administração, com uma relação de independência e respeito e, acima de tudo, com eficiência e eficácia com a Câmara Municipal, para Campo Grande avançar e fazer mais”, disse.

O juiz eleitoral Paulo Afonso de Oliveira, que presidiu a cerimônia de diplomação, afirmou que esta eleição foi a mais desafiadora de todas. “Hoje eles recebem o diploma que os habilita a tomar posse, então daí a importância do ato de diplomação. Nesta eleição, de forma inusitada, foi uma situação bastante complicada, a princípio nós faríamos uma festa na magnitude de um evento que é a diplomação dos eleitos, entretanto, por conta da COVID não foi possível, achamos por bem trazer aqui para o TRE-MS, um evento mais reduzido, no que tange à quantidade das pessoas que estão participando, tudo é claro, visando preservar a saúde dos candidatos agora eleitos, como das pessoas envolvidas nesse trabalho. A eleição foi a mais desafiadora, já que por um lado estávamos chamando o eleitor para vir votar, em contrapartida, as regras de biossegurança, recomendavam que eles permanecessem em casa, conseguimos fazer com que a eleição se realizasse com êxito, foi uma das eleições mais tranquilas que tivemos e graças a Deus, hoje estamos coroando este trabalho”, afirmou.

Por fim, a vice-prefeita Adriane Lopes destacou a importância da diplomação para o processo democrático “a diplomação é um momento ímpar. É a coroação de um momento muito importante para a democracia do nosso país. E hoje mesmo em um momento difícil de pandemia, estamos aqui dentro das normas de biossegurança, respeitando distanciamento, mas celebrando porque fomos eleitos pelo voto popular e a diplomação é essa coroação. Com relação ao relacionamento com a Câmara Municipal, temos caminhado junto com o prefeito e nesses quatro anos de mandato que estão se encerrando, foram quatro anos de parceria, de trabalho feito em conjunto, respeitando os poderes, mas também conversando, dialogando e buscando o que é melhor para Campo Grande e para a população da nossa cidade. O momento é muito delicado, momento de pandemia. Acredito que a expectativa maior seja em relação a essa vacina. A expectativa é de crescimento, desenvolvimento. Acredito que um bom tempo está vindo, para a gente fazer mais por Campo Grande e pela nossa cidade que amamos muito”, salientou.

Devidamente diplomados, os vereadores eleitos, assim como o prefeito e vice-prefeita serão empossados em solenidade realizada no dia 1° de janeiro.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *