18/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Matrícula 2021 será automática para alunos REME e pré-matrícula começa dia 1° de dezembro

Publicado em 17/11/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A matrícula 2021 para alunos que já estudam na Rede Municipal de Ensino (Reme) será automática. Este processo é novidade em Campo Grande. Pela primeira vez os pais ou responsáveis legais não precisam comparecer na escola para confirmar a matrícula do aluno na mesma unidade, a medida é para evitar a disseminação da Covid-19.

Até o dia 14 de dezembro, os responsáveis que não desejam que o aluno permaneça na mesma escola no ano de 2021, devem comparecer na secretaria da unidade  para realizar os procedimentos necessários.

Alunos Novos

O cadastro de pré-matrícula será feito entre 1° e 15 de dezembro pelo site www.matriculasreme.campogrande.ms.gov.br   e a designação será publicada no dia 5 de janeiro de 2021.

Para efetivação dos alunos novos, os pais ou responsáveis deverão procurar a escola de designação para assinarem o requerimento da matrícula, entre os dias 5 e 15 de janeiro de 2021. Em caso de não comparecimento, o candidato pode perder a vaga.

Escolas Integrais

Os  alunos que desejam uma vaga nas unidades de ensino integral devem fazer a pré-matrícula entre 25 e 29 de novembro. O edital com as regras para ingresso será republicado com correção de datas no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

EMEIs

Para os alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), a vaga também está garantida em 2021. A primeira  listagem de alunos novos contemplados com vagas em EMEIs para o ano de 2021 será publicada em 1° de dezembro e os responsáveis devem comparecer na unidade com os documentos solicitados entre 1° e 15 de dezembro.

A segunda listagem será publicada no dia 28 de janeiro de 2021 e os contemplados terão até 10 de fevereiro  para efetivar a matrícula. Ambas as listagens serão publicadas no site da Semed.

Os pais e responsáveis legais que desejarem uma vaga na EMEI e ainda não cadastraram a criança na lista de espera, devem acessar o site www.matriculasreme.campogrande.ms.gov.br .

Sem reprovação

Estudantes da rede municipal de ensino (Reme) de Campo Grande não serão reprovados no ano letivo de 2020, segundo um decreto publicado, em caráter excepcional, no último dia 17 pela prefeitura da capital. Eles não frequentas as salas de aula desde março deste ano devido à pandemia da Covid-19.

Conforme o documento, a partir do 2º ano até o 9º ano no ensino fundamental, no curso de educação de jovens e adultos, na etapa do ensino fundamental, na educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, técnico em agropecuária, eixo tecnológico: recursos naturais, fica estabelecido que o estudante mesmo não atingindo a nota máxima para aprovação, será aprovado, isso se ele comprovar que esteve presente nas aulas remotas. Essa já é um prática comum entre 1º e o 2º anos do ensino, mas será aplicada em 2020 do 2º ao 9º.

Segundo a Reme, os alunos que não participaram das aulas remotas será dada autonomia aos respectivos conselhos de professores, para analisarem e decidirem se terá direito à progressão continuada, considerando a trajetória escolar, e com justificativas plausíveis relacionadas ao momento social excepcional vivenciado.

Ainda de acordo com o órgão, esse aluno que não tiver direito à progressão continuada permanecerá, em 2021, no mesmo ano em que esteve matriculado em 2020, sem prejuízo ao vínculo escolar.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *