29/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Kindle para PC

Publicado em 11/11/2020 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

De livros físicos para a leitura digital, eu experimentei diversas plataformas e aplicativos. Utilizei durante muito tempo o Kindle da Amazon para ler diversos livros e algo interessante do aparelho é a aproximação da visualização e texturas que lembram papel.

Conforme eu comecei a conhecer outros aplicativos de leitura como o Claro Banca, Skeelo, Play Books e alternativas de visualização em PDF, eu adquiri mais interatividade e aspectos positivos ao utilizar a plataforma kindle pelo Samsung Tab S4.

Porém, após iniciar novos trabalhos eu comecei a ter menos tempo para ler pelo tablet e assim, debatendo com colegas e outros interessados em livros digitais, eu fui surpreendido pela plataforma Kindle para computadores. Até o momento eu não tinha conhecimento dessa extensão para os computadores pessoais e ao acessar o site da Amazon, verifiquei a alternativa de leitura para os PC´s e após realizar o download e instalação do aplicativo, você consegue sincronizar todos os arquivos de sua conta e aí as coisas se tornam bem interessantes.

Customização. Aproveite para verificar todas as opções de visualização e conforto visual.

Além de poder customizar a visualização, cores e tipografia da leitura, notas e destaques tem a opção de estarem sempre visíveis e assim identificar de forma fácil os pontos de interesse da leitura, se não fosse o bastante, ao grifar o texto, cores e opções complementares otimizam a construção de destaques e observações de dicionários e pesquisas na internet.

Notas e conteúdos específicos possuem fácil acesso e aprimoram a experiência de leitura de notas rápidas.

No app, você tem acesso aos menus que ficam no canto esquerdo para acesso rápido ao sumário, pesquisa e grupos de flashcards, já as opções de configuração na área superior, você pode organizar o livro em diversas formatações, selecionar fontes, voltar, alterar contrastes e muitas outras configurações, ou seja, você tem total controle para configurar a sua experiência de leitura da melhor maneira possível.

No início, ler um livro digital pelo computador, é um pouco estranho na minha opinião, pois o computador acaba permitindo a interação com outras funcionalidades e programas, porém, depois de um tempo considerável de uso, eu passei a utilizar o recurso cada vez mais e aos poucos consegui ajustar tudo para melhorar a qualidade de leitura e após dois meses de uso constante eu me adaptei e hoje leio diversos títulos pelo computador.

Eu ainda me sinto mais confortável em ler livros digitais pelo tablet, porém, para quem deseja aprimorar a experiência de leitura pelo computador, pode se surpreender com as opções de customização e organização do aplicativo pelo computador. O mais importante é aprimorar mais os conhecimentos pela leitura, então, desejo que todos possam experimentar a plataforma que é gratuita e desejo desde já um abraço e nos encontramos na semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *