Semana On

Sábado 23.jan.2021

Ano IX - Nº 427

Mato Grosso do Sul

Com estoques zerados, Hemosul precisa de doadores para continuar salvando vidas

Hemosul da Capital está de portas abertas durante todo o dia neste sábado

Postado em 05 de Novembro de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Responsável por abastecer unidades de saúde de Mato Grosso do Sul, o Hemocentro Coordenador entrou em estado absoluto de emergência no último dia 4 e a instituição convoca os doadores de todo Estado.

Entre os tipos sanguíneos que se encontram com estoque em nível crítico estão: B+ (4%), O- (7%), A+ (8%) e O+ (20%).

O Hemosul explica que para manutenção do estoque estratégico a unidade precisa receber em média de 150 a 180 doações diárias, porém no primeiro dia útil pós feriado, foram realizadas apenas 79 coletas.

Vale ressaltar que a instituição adotou todas as medidas para prevenir o contágio da Covid-19. O agendamento é uma alternativa para quem preferir se programar. As doações espontâneas e de outros tipos sanguíneos também são bem-vindas.

O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, na Capital. O atendimento de segunda à sexta-feira é das 7h às 17h, e aos sábados de 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês o atendimento é das 7h às 17h. Também é possível doar nas unidades do Hemosul de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. Confira aqui os endereços e horários de atendimento.

Aberto neste sábado

O Hemosul Coordenador estará de portas abertas, em período integral, neste sábado, 7 de novembro (primeiro sábado do mês). A estratégia, adotada desde agosto deste ano, visa atender aqueles doadores que trabalham durante a semana e só podem comparecer a unidade no sábado à tarde.

Mayra Franceschi, gerente de relações públicas do Hemosul reforça o convite. “Manter o estoque estratégico de todos os tipos sanguíneos é fundamental para atender a demanda de hospitais da rede pública e privada do Estado que são atendidos pelo Hemosul Coordenador”, afirmou.

Vale lembrar que além da demanda espontânea, é possível programar a doação para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

Critérios para a doação de sangue em Mato Grosso do Sul podem ser conferidos no site do Hemosul.


Voltar


Comente sobre essa publicação...