28/03/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

‘Greg News’ chega ao episódio 100: Aqui estão 5 curiosidades sobre o programa

Publicado em 15/10/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No ar desde 2017 no canal HBO e na HBO Go, o programa Greg News, apresentado por Gregório Duvivier, chega na próxima semana à marca de 100 episódios. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro de Programa de Humor da Abra (Associação Brasileira de Roteiristas) por dois anos consecutivos, o programa promove o encontro entre informação, bom humor e reflexão ao abordar temas quentes do Brasil e do mundo de forma totalmente irreverente.

Com mais de 50 horas de conteúdos disponíveis também no no canal da HBO no YouTube, o programa também conta com algumas boas histórias de por trás da câmera. A seguir, você acompanha cinco curiosidades de bastidores que a HBO compartilhou em primeira mão com o HuffPost Brasil. O episódio número 100 estreia nesta sexta-feira (16), às 23h, no canal de TV e na HBO Go. 

1. Como tudo começou

Roberto Rios, vice-presidente Corporativo de Produções Originais da HBO Latin America, já via em Gregório Duvivier o apresentador certo para trazer ao Brasil o estilo de programa, que já fazia sucesso nos Estados Unidos com Last Week Tonight With John Oliver. Já Gregório e a diretora Alessandra Orofino tinham desejo de realizar uma produção de humor político no Brasil. Quem fez a ponte entre os dois foi a produtora Tereza Gonzalez, e então descobriram que estavam trabalhando em ideias semelhantes.

2. Uma temporada emotiva

Todos os preparativos para a quarta temporada já estavam finalizados, com um novo teatro selecionado para as gravações. No entanto, pouco antes da estreia, a pandemia fez com que a equipe precisasse buscar por ideias criativas para continuar com a produção seguindo as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades de saúde. Para isso, os episódios estão sendo gravados na casa da mãe do apresentador, com equipe reduzida e sem plateia. Isso fez com que as gravações acontecessem em um espaço íntimo para Gregório, e é possível notar que ele se emociona em vários momentos desta temporada.

3. Uma equipe dentro de casa

Com as gravações acontecendo em um ambiente fora do planejado e sem a presença de uma equipe técnica, Gregório descobriu que sua família, que está passando a quarentena com ele, poderia assumir essa função. Sua mãe, Olivia Byington, ficou responsável pelo cenário (a casa onde todos estão ficando) e é a plateia dos programas, enquanto sua irmã, Theodora Duvivier, assumiu as tarefas de operadora de câmera, de som, de teleprompter e logger (pessoa responsável por cuidar dos dispositivos de armazenamento das gravações). 

4. Ritmo das gravações

Para garantir que os programas sejam atuais e reflitam pautas que estão sendo discutidas no momento, as gravações de cada episódio de Greg News acontecem no espaço de uma semana. A equipe de redação trabalha ao mesmo tempo em diversas pautas, e o tema é definido, geralmente, às sextas-feiras, a depender da apuração e/ou dos acontecimentos recentes. Depois, a pauta é amadurecida, a linha editorial estruturada e a gravação é realizada nas noites de terça. Nos dias seguintes são feitas as edições e finalizações para que o episódio esteja no ar na sexta – e que o ciclo comece novamente.

5. Definição das pautas

Várias equipes estão envolvidas no processo de definição e apuração do tema dos programas de Greg News. O time de redação da produção e a equipe de Produções Originais da HBO trabalham em conjunto na escolha e pesquisa da pauta dos programas. O processo também envolve uma equipe de advogados que trabalha na defesa da linha editorial, garantindo a liberdade para que os mais diversos assuntos sejam abordados pela produção.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *