19/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Câmara reforça parceria com Rotary para divulgar importância de atualizar vacinas

Publicado em 15/10/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Câmara de Vereadores de Campo Grande retoma parceria com Rotary Club de Campo Grande para reforçar o alerta sobre a importância do calendário de vacinação atualizado. A campanha, lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 5, para colocar em dia as imunizações de crianças e adolescentes, segue até o dia 30 deste mês. O Dia D de Imunização ocorre neste sábado, dia 17, quando todas as unidades de saúde de Campo Grande estarão abertas das 7h às 17h para aqueles que não conseguiram procurar os locais durante a semana.

Ao todo, 18 vacinas serão disponibilizadas à população. A Secretaria Estadual de Saúde alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita. No Estado, 160 mil doses de vacinas foram distribuídas para todos os municípios. 

A campanha busca vacinar crianças de 12 meses a menores de 5 anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus. A única forma de prevenção é manter a imunização. A meta é vacinar 95% das crianças nesta faixa etária. 

Outro foco é atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Para isso, basta procurar as unidades de saúde, levando a carteira e documentos pessoais. As unidades mantêm protocolo de higienização e prevenção, com medidas para evitar a disseminação de Covid-19, seguindo os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde. 

Em Campo Grande, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação pode ser feita em todas as 71 Unidades Básicas de Saúde, com atendimento das 7h às 17h. Este mesmo horário será mantido no sábado, dia 17, quando os postos continuarão abertos para atualização das vacinações.  

O Rotary Club atua todos os anos para mobilizar parceiros que ajudem no engajamento e na divulgação da multivacinação. “Precisamos mobilizar as pessoas, os pais a levarem seus filhos para se vacinarem, preservando vidas e servindo de modelo de trabalho e união para as gerações futuras”, afirmou o vice-presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, coordenador do projeto.   

O Rotary Club de Campo Grande, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, participa com o projeto "Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela saúde infantil", visando conscientizar a população sobre a importância da vacinação para a proteção contra diversas doenças, no âmbito do Movimento Vacina Brasil, lançado no ano passado com o objetivo de combater as fake news e aumentar a cobertura vacinal da população.

Veja quais são as vacinas disponíveis

Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) *vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente* (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

Rotary

O Rotary é formado por rede de voluntários que atua no mundo todo. No total, existem 35 mil Rotarys Clubes, atuando nas causas de promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação; favorecer o desenvolvimento econômico. O grupo tem atuação histórica na vacinação para erradicação da poliomielite, conhecida como paralisia infantil.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *