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Quarta-Feira 25.nov.2020

Ano IX - Nº 420

Viver bem

O que beber primeiro pela manhã, segundo nutricionistas

Água quente com limão, chá ou café – seja o que for, descubra o que vale a pena e o que é melhor jogar fora

Postado em 06 de Outubro de 2020 - Julie Kendrick – Huffpost

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Você finalmente desistiu de apertar o botão soneca do despertador – primeiro passo! Agora, antes de mais nada, é hora de beber alguma coisa. Mas qual é a melhor pedida para começar bem o dia? Você pode ter ouvido que o melhor é tomar um bom copo de água. Ou então, quem sabe, uma xícara de chá verde ou de café.

Conversamos com nutricionistas para descobrir o que eles tomam logo cedo pela manhã e por que você deveria seguir o exemplo deles.

Beba água, mesmo que não esteja com sede

Quase todos os profissionais consultados têm a mesma opção em matéria de bebida matinal: água. Pode parecer pouco interessante, mas é o que o corpo mais necessita para se reidratar depois de uma noite de sono.

“Talvez você não sinta sede logo cedo pela manhã, mas tomar água pode ser um hábito saudável que você prioriza para se conservar adequadamentre hidratada ao longo do dia”, disse a nutricionista Shanta Retelny.

Mas não se preocupe – aquela H2O não precisa ser água morna saída diretamente do filtro ou da torneira (não somos monstros, afinal!). Os especialistas sugerem que você opte por algo que goste de tomar.

“Eu geralmente tomo uma latinha de água com gás logo pela manhã, porque é fácil ver a quantidade e lembrar que preciso terminar a latinha inteira antes de beber café”, disse a nutricionista Barbara Ruhs. Ela destacou que devemos sempre “escolher uma água gasosa sem sódio acrescentado” – logo, vale a pena ler os rótulos.

Facilite sua vida

Nem todo mundo acorda ao raiar do dia alegre e sorridente, mas todos merecemos uma bebida logo cedo pela manhã que fomente um comportamento minimamente civilizado pelo resto do dia. A nutricionista Karen Ansel compartilhou uma dica: “Dizer que não sou uma pessoa que acorda cheia de energia pela manhã é dizer pouco. Minha solução é deixar a cafeteira pronta na noite anterior e programá-la com o timer. Assim, quando acordo já tenho um café fresquinho para me ajudar a entrar no ritmo”.

Fuja dos modismos

O café bulletproof (à prova de balas), ou café blindado (feito com café, manteiga produzida com leite de animais alimentados com pasto, mais óleo TCM) ainda é a opção favorita dos seguidores ferrenhos da dieta keto, mas as reações dos nutricionistas à bebida com alto teor de gordura varia entre a indiferença e a rejeição.

“Se você adora colocar manteiga ou óleo de coco no seu café, vá firme”, opinou Ruh. “Pessoalmente, não sou fã disso. Como nutricionista, posso afirmar inequivocamente que não é ‘saudável’. Reconheço que fãs do keto não vão querer comer uma torrada com manteiga em cima, mas acrescentar a manteiga ao café – aargh!”

A chamada ciência por trás desse modismo “é baseada em baboseira”, disse a nutricionista Amanda Frankeny. “Nenhum estudo revisto por pares confirma a ideia de que tomar café quente com manteiga logo cedo pela manhã ajude a pessoa a perder peso.”

Frankeny também tem opiniões próprias sobre as bebidas ditas “desintoxicantes” que podem parecer tentadoras depois de uma noite passada ingerindo muitas toxinas.

“Não acredite quando dizem que qualquer bebida seja desintoxicante”, ela explicou. “Nossos órgãos principais já são sistemas de desintoxicação robustos. Nosso corpo sabe como livrar-se das ‘porcarias’. Se você nutri-lo, ele será capaz de fazer seu trabalho.”

As bebidas energéticas, outra opção matinal popular, também são vistas com preocupação por nutricionistas.

“Muitas bebidas energéticas contêm muita cafeína. Se você tomar uma delas antes de qualquer outra coisa pela manhã, terá que tomar muito cuidado com sua ingestão de cafeína durante o resto do dia”, disse a nutricionista Amy Gorin.

E, embora sucos de frutas tenham ganho má fama ao longo dos anos, Ruhs opinou que um copo ocasional de suco de laranja pela manhã é ótimo e que “suco de frutas não é tão terrível quanto as pessoas começaram a pensar”.

“É verdade que o suco não possui todas as fibras da fruta inteira, mas, mesmo assim, pode ser incluído na dieta de vez em quando como uma boa fonte de vitamina C”, ela disse.

O chá – a qualquer temperatura – sempre é uma boa opção

Se você quer uma bebida benéfica à saúde e que está acima de modismos, pense em acrescentar um chá quente ou gelado à sua rotina matinal.

A nutricionista Toby Smithson, que recebeu o diagnóstico de diabetes aos 8 anos de idade, contou que prepara um jarro de chá preto todas as manhãs para ir tomando ao longo do dia.

“Pesquisas revelam que o chá preto faz bem à saúde, inclusive favorece a prevenção e o controle da diabetes”, ela disse. “Os polifenóis presentes no chá parecem influir sobre a atividade insulínica. O chá preto também melhora a sensibilidade à insulina, promove a manutenção de boa pressão sanguínea, reduz o risco de doença cardíaca e o risco de desenvolver diabetes tipo 2.”

Nenhum dos especialistas com quem conversamos enxerga algum efeito mágico especial na água quente com limão tomada assim que a pessoa se levanta pela manhã, mas eles tampouco foram contra a ideia.

“Entendo a atração da ideia”, disse Gorin. “Água quente é muito calmante, e o limão confere um sabor cítrico agradável à água. No meu caso, se vou tomar uma bebida quente, prefiro que ela contenha antioxidantes, por isso sugiro que em vez de água quente com limão você tome chá verde com limão.”

Tome café para fazer seu organismo funcionar                

Se você quiser fazer seu intestino funcionar antes de sair de casa pela manha, Ruhs sugere que você tome uma xícara de café. Frankeny concordou, compartilhando sua rotina pessoal: “Se você quer adotar um hábito que promove a regularidade intestinal, a seguinte rotina funciona muito bem para mim: tomo dois copos de água assim que me levanto e depois disso, uma xícara de café.”

Para Frankeny, o café é sua opção diária, independentemente da época do ano e de como está o clima. Em épocas de calor, ela toma café frio.

“À noite, coloco duas a três colheres de sopa cheias de pó de café de molho em duas xícaras de água, um pouco de canela e uma colher de chá de açúcar mascavo, e deixo até a manhã seguinte. De manhã, peneiro a mistura e acrescento leite. Posso incrementar com sementes de erva-doce e açúcar branco – desse jeito meu café ficará com sabor de pizzele, um cookie tradicional italiano em forma de waffle, sem deixar de ter um perfil nutricional relativamente balanceado.”

O que você bebe tem importância, sim

Seja como for, especialistas concordam que a primeira coisa que você bebe pela manhã tem importância, sim.

“Ela dá o tom para o dia inteiro”, disse Ansel. “A última coisa que você deve fazer é iniciar o dia com uma bebida açucarada e altamente processada como um refrigerante ou bebida energética, que vai inundar seu corpo de açúcares. Estes podem lhe dar uma injeção rápida de energia, mas é garantido que ela será seguida por uma baixa nítida no meio da manhã.”

Se você não consegue se desfazer do seu hábito de tomar Mountain Dew ou um Frappucino Mocha Cookie Crumble, a nutricionista Sara Haas faz uma sugestão para te ajudar a mudar seu modo de pensar.

“Se você começar o dia com uma bebida carregada de açúcar e cheia de toxinas, está dizendo a seu corpo que não liga muito para ele”, ela disse. “Mas se você começar com água, chá, café ou algo que possui algum benefício nutricional, estará dizendo a seu corpo: ‘Acertamos’ e ‘eu me importo com você, quero o seu bem’.”

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.


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