Semana On

Quarta-Feira 21.out.2020

Ano IX - Nº 415

Mato Grosso do Sul

Como será o clima durante a primavera em Mato Grosso do Sul?

Trimestre deve registrar chuva e temperaturas abaixo da média

Postado em 22 de Setembro de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A primavera começou no último dia 22 trazendo expectativa de mudanças no clima. A nova estação, que vai até 21 de dezembro, promove uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Climatologicamente é um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão.

As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes e começa o período de pancadas de chuva no final da tarde ou noite. No começo da estação, a chuva ocorre de forma irregular e intercalada com períodos secos, mas vai aumentando de frequência no decorrer da estação.

Segundo o Climatempo, desde o início de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño, modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

Nos períodos que ocorrem os eventos de La Niña, existe uma tendência de estiagem para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e principalmente Sul do País. No Nordeste e na Região Amazônica há aumento na intensidade das estações chuvosas.

Conforme prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a temperatura média para Mato Grosso do Sul no próximo trimestre varia entre 22,5°C a 27,5°C, sendo a região pantaneira a mais quente. Esse comportamento indica que as temperaturas ficarão abaixo da média. Dessa forma a primavera terá temperaturas mais amenas com relação à média histórica.

O volume de chuva esperado para os próximos três meses em Mato Grosso do Sul varia entre 400 a 500 milímetros. Embora pareça muito, os dados históricos indicam que as chuvas ficarão ligeiramente abaixo do normal esperado. As condições esperadas são de chuvas com certa irregularidade e concentradas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...