24/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Descubra quais são os 5 tipos de donos de gato — segundo a ciência

Publicado em 22/09/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, conseguiram comprovar que realmente nem todo dono de gato é igual. Na verdade, segundo estudo publicado no início de setembro na revista Frontiers in Ecology and the Environmentexistem cinco tipos de tutores de felinos quando o assunto são os hábitos de caça e as andanças dos animais.

Os pesquisadores entrevistaram 56 tutores no Reino Unido e descobriram que eles variavam de cuidadores conscientes, que se sentiam responsáveis e estavam preocupados com o impacto dos gatos na vida selvagem ao redor, a defensores da liberdade, que se opunham a quaisquer restrições ao comportamento dos gatos.

Já os protetores preocupados focam na segurança do bichano, enquanto os guardiões tolerantes não gostam de ver seus gatos caçando, mas tendem a aceitar o hábito. Já os proprietários laissez-faire são amplamente ignorantes de quaisquer problemas em torno da caça e perambulação desses animais.

A pesquisa foi realizada porque organizações de conservação se preocupam com o número crescente de animais caçados pela grande população de gatos domésticos no Reino Unido. Por isso, os estudiosos quiseram avaliar como os donos lidavam com a autonomia de seus animais.

Apesar da maioria dos gatos de estimação matar poucos animais selvagens, o número de pássaros, pequenos mamíferos e répteis capturados pode crescer com uma população de cerca de 10 milhões de bichanos.

O projeto de pesquisa em andamento chamado "Cats, Cat Owners and Wildlife" visa elaborar formas de conservação em que todos os lados ganhem, identificando formas de dos humanos lidarem com seus gatos de forma que os bichanos se beneficiem e a matança de animais selvagens seja ainda mais reduzida.

"Embora tenhamos encontrado uma série de pontos de vista, a maioria dos proprietários de gatos no Reino Unido valorizava o acesso externo aos seus gatos e se opunha à ideia de mantê-los dentro de casa para evitar a caça", afirma Sarah Crowley, autora principal do artido e membro do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Exeter. "As políticas de confinamento de gatos, portanto, provavelmente não encontrarão apoio entre os proprietários no Reino Unido."

As medidas sugeridas para reduzir a caça dos felinos incluem o uso de coleiras coloridas com a estampa “BirdsBeSafe” em gatos. Muitos proprietários também equipam seus gatos com sinos. “Para que a natureza 'vença' e as espécies ameaçadas prosperem, é necessária uma abordagem pragmática em que as opiniões dos donos dos gatos sejam consideradas parte de estratégias de conservação mais amplas”, disse Crowley.

Juntamente com a pesquisa detalhada, os pesquisadores também criaram um questionário simples, disponível online em inglês, para que os donos de gatos possam descobrir qual categoria os descreve melhor.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *