29/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Spark AR

Publicado em 16/09/2020 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Filtros se tornaram algo comum no cotidiano. Nos divertimos com a realidade aumentada, selfies personalizados e montagens inusitadas, é engraçado como ficamos ansiosos quando atualizações surgem para complementar ainda mais a nossa galeria de imagens.

Há pouco tempo tive conhecimento do aplicativo Spark AR para a criação de filtros para as redes sociais Facebook e Instagram. Por meio do software que você pode baixar pelo link: https://sparkar.facebook.com/ar-studio/download você tem acesso ao tutorial com os primeiros passos e ainda vídeos complementares para aprofundar ainda mais os seus estudos com os recursos de realidade aumentada.

Teste diversos tipos de filtros e suas animações.

Vale ressaltar que o aplicativo além de gratuito, possui uma variação para a utilização nos smartphones (para isso, você precisa se tornar desenvolvedor) e em tempo real, poder conferir o resultado das suas criações antes de publicar o novo filtro.

Capture imagens e teste os recursos com diferentes movimentos e perspectivas.

O programa está em inglês, mas, com diversos tutoriais pelo YouTube, você pega o jeito de forma fácil. O Spark AR é uma ferramenta desenvolvida pelo Facebook, então, se prepare para uma boa otimização principalmente para o Instagram.

As possibilidades criativas agora são ilimitadas e com elementos predefinidos você pode customizar detalhes e obter um filtro do seu jeito, de acordo com a mensagem que deseja publicar. Baixem, experimentem e vamos criar muitos filtros. Um grande abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *