19/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Clip Studio Paint

Publicado em 02/09/2020 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Clip Studio Paint é uma excelente ferramenta para desenhar. Por meio de seus recursos você consegue trabalhar animações, elaborar ilustrações criativas e ainda formatar histórias em quadrinhos. A minha experiência com a plataforma ainda é inicial, porém, estou experimentando as suas potencialidades diariamente.

Ao visitar a loja de aplicativos da Samsung pelo Tab S4 o aplicativo estava disponível e ainda com acesso liberado por seis meses. Achei interessante a proposta e então passei a estudar a plataforma por tutoriais, fóruns de internet e muitos vídeos e percebi que por meio do Clip Studio Paint é possível criar até mesmo os famosos mangás japoneses.

A interface similar ao programa de computador torna a experiência mais agradável no tablet.

Vale ressaltar que os seis meses de acesso até o momento está liberado para alguns dispositivos da Samsung, porém, é possível verificar outros tipos de acessos pagos e gratuitos. Assim que você inicia o programa, irá perceber que a interface é muito similar ao programa de um computador com menus superiores e comandos que lembram muito outros softwares como o Adobe Illustrator e Photoshop.

Utilizar diferentes pincéis e ainda realizar ajustes finos no traço é algo muito interessante e gostei da maneira como a caneta fluiu bem na tela do tablet. Você além de salvar os arquivos, pode exportar a sua criação com os ajustes de cores para impressão e em pouco tempo de uso você nem percebe que se trata de um aplicativo para os dispositivos móveis.

Criar, editar e ainda animar na mesma plataforma é algo surpreendente.

O recurso também está liberado com acesso por seis meses para alguns telefones da Samsung, mas, como o meu aparelho não é da marca infelizmente não vou conseguir ter essa experiência que pelos vídeos de análise, também parece funcionar muito bem.

No site oficial do recurso (https://www.clipstudio.net/en) você tem acesso a diversos tipos de informações que exploram os recursos, exemplos e trabalhos de artistas e conteúdos sobre os processos de criação, dicas e informações para contratação do serviço.

Ainda é muito cedo se irei conseguir substituir os habituais Illustrator e Photoshop, porém, estou curtindo esse período de experiência e aposto que depois de seis meses de uso, terei um parecer melhor sobre qual plataforma utilizar para os meus trabalhos profissionais. Um grande abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *