19/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Pesquisadores brasileiros criam app que detecta dor em animais domésticos

Publicado em 01/09/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um grupo de pesquisadores da escola de inovação CESAR School, em Recife, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, no interior de São Paulo, desenvolveu o Animal Pain, um aplicativo capaz de detectar em tempo real quando um animal doméstico está sentindo dor.

Coordenados pelo professor e médico veterinário Stelio Luna, o time tem entre os integrantes a veterinária Marianna Ulbrik, as professoras da CESAR School Erica Campos, Haidee Lima e Melissa Pontes, além do mestrando Luiz Henrique Correia de Melo. A ideia de criar o app surgiu para ajudar veterinários e tutores. Normalmente, os profissionais têm que imprimir as escalas usadas para medir a sensação dolorosa e anexá-las à ficha médica do animal. Com o software, além de facilitar o trabalho dos veterinários, os dados ficarão disponíveis em uma nuvem internacional, para que pesquisadores de até oito países consigam acessá-los em futuros estudos.

Por enquanto, o app está baseado na escala de avaliação de dor apenas para gatas recém-castradas, desenvolvida pela equipe de Luna. “Mais para frente, pretendemos incluir testes para outros bichos”, explica o professor. Com seu grupo de pesquisadores, ele já criou diversas escalas de dor para várias espécies, como equinos, bovinos e caprinos. Inclusive, o Brasil é pioneiro nesse tipo de instrumento graças ao grupo de cientistas veterinários chefiado pelo docente.

Sem parâmetros

Segundo Melissa Pontes, engenheira sênior de testes e professora da CESAR School, até então não havia uma escala de dor específica para os felinos, que sabem esconder muito bem quando estão com dor ou doentes, diferentemente dos cães. "O gato não é um cachorro pequeno. Portanto, a avaliação de dor entre as espécies é diferente também. Cada uma tem um comportamento que condiz com sua dor ou estresse", observa Pontes.

A engenheira explica como funciona a ferramenta: primeiro, o tutor ou profissional deve criar um novo usuário para o animal — por exemplo, “gatinha Lili” —, acrescentando seu peso, sexo e idade; depois, é preciso responder a um formulário com questões sobre a alimentação da gata, se ela está se movimentando e como anda seu sono, por exemplo.

Além das perguntas fornecidas no teste, o aplicativo possui materiais com os exemplos de comportamentos. "O app disponibiliza vídeos com situações reais para o tutor ou veterinário conseguir avaliar melhor o animal", revela Pontes.

Luna destaca, no entanto, que a ferramenta não substitui uma consulta médica. “Se a gata estiver com pneumonia, por exemplo, ela não estará apresentando dor e o app não saberá identificar a doença. Portanto, ele não substitui uma visita ao veterinário e não dispensa exames”, orienta o especialista.

A ferramenta já foi usada por oito veterinários e apresentou confiabilidade de 95%. “Agora, queremos que pessoas leigas, os tutores, também aprendam a mexer no app porque quanto maior for a experiência, melhor a performance”, justifica o professor da Unesp. A previsão é de que o aplicativo esteja disponível ainda em setembro para profissionais e donos de gatas castradas. Para saber mais, acesse o site do Animal Pain.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *