28/03/2024 - Edição 540

True Colors

Semana da Visibilidade Lésbica e Bissexual prossegue até domingo em MS

Publicado em 26/08/2020 12:00 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado neste sábado, dia 29 de agosto, a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT (SUBLGBT), está realizando a primeira Semana da Visibilidade Lésbica e Bissexual de Mato Grosso do Sul, entre os dias 24 e 30. Criado a partir do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas – SENALE realizado no ano de 1996, no Rio de Janeiro, a data serve para abrir debates e promover ações sobre o tema.

As atividades estão sendo realizadas todas de forma on-line devido a pandemia do novo coronavírus e em conjunto com o Fórum Estadual LGBT, Aliança Nacional LGBTI+, Associação Três-Lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis, Casa Satine, Coletivo Empoderamento Feminino e Divação (Dourados).

De acordo com o Subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos, “o Governo do Estado tem o compromisso com fortalecimento e promoção da cidadania LGBT+ e com a participação social. A organização da Semana, vem justamente ampliar o diálogo com as mulheres lésbicas e bissexuais além de executar políticas que reflitam as suas reais necessidades. ”

O mês de agosto marca a luta permanente das mulheres lésbicas por uma sociedade com igualdade de direitos e respeito. “Agosto é marcado muito por esse debate da pauta das mulheres lésbicas e bissexuais, mais precisamente nos dias 19 e 29. E debater esses temas reflete no contexto histórico social em que as mulheres lésbicas estão inseridas. Nós vivemos em uma sociedade que é extremamente machista, homofóbica e racista e esses temas não podem ficar fora do debate, porque nós mulheres nascemos já sobre a subjugação de sermos mulheres. E ser lésbica é mais um fator que nos leva a sermos inviabilizadas dentro da sociedade”, explica Karla Waleska, representante do Fórum Estadual LGBT e Coordenadora Estadual do Aliança LGBTI em Mato Grosso do Sul.

Ressaltando que a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT conta a partir de agora com novos endereços nas redes sociais. No Facebook @SubLGBTMS e no Instagram @sublgbt_ms. Acompanhe nosso trabalho. Dúvidas e informações podem ser enviadas pelo e-mail: [email protected]

Confira a programação

28 de agosto
19h – Roda de Conversa – Visibilidade Lésbica e Bissexual: Vivências e Resistências
Convidadas: Raquel Kurtz Wahl  – Psicóloga Clínica (CRP 14/08065-4), Tete Costa – Assessoria Técnica /SUBLGBT e Veridianna Queiroz   – Mestre em Psicologia e Processos Psicossociais/ UFMS e psicóloga clinica
Transmissão: Facebook @SubLGBTMS

30 de agosto
17h às 19h – Sarau da Visibilidade Lésbica e Bissexual
Cantoras: Beca Rodrigues e Kely Zerial
Performance Drag:  Halley Star
Transmissão pelo Youtube:  Casa Satine

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *