Semana On

Quinta-Feira 24.set.2020

Ano IX - Nº 411

Auau Miau

Cachorros motivam crianças a lerem mais, mostra estudo

Pequenos que estavam acompanhados de cãezinhos tiveram mais persistência durante leituras desafiadoras

Postado em 25 de Agosto de 2020 - Galileu

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Novo estudo mostra que, quando estão na companhia de um cãozinho, as crianças tendem a ler mais. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica e de Brock, no Canadá, e publicada no periódico científico Anthrozoös.

Para chegar aos resultados, a Dra. Camille Rousseau analisou 17 crianças que cursavam o ensino fundamental. Cada uma foi testada em dois momentos: um para analisar o quanto conseguiam ler, e outra para garantir que todos receberiam histórias apropriadas para seu nível de leitura.

"Nosso estudo focou em analisar se uma criança seria motivada a continuar lendo e perseveraria [a determinação] em textos mais desafiadores quando estavam acompanhadas por um cão", explicou Rousseau, em comunicado

Segundo a pesquisadora, sua pesquisa apóia o aumento recente da popularização de programas que inclem cachorros de terapia no cotidiano de escolas, bibliotecas e organizações comunitárias. "Já houveram estudos que analisaram o impacto dos cães de terapia no aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos, mas este foi a primeira pesquisa que selecionou cuidadosamente e atribuiu uma leitura desafiadora às crianças", apontou Rousseau.


Voltar


Comente sobre essa publicação...