29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Implantação de aterros deu destinação correta a 22 mil toneladas de resíduos da construção civil

Publicado em 21/08/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Após um ano e meio da implantação do programa voltado ao Controle de Transporte e resíduos por meio eletrônico (E-CTR), um grande avanço em relação ao tratamento dos resíduos da construção civil em Campo Grande. A ferramenta é responsável pela fiscalização e gestão dos resíduos, desde o seu acondicionamento, transporte e correta destinação final nos aterros.

O trabalho conta com investimentos em tecnologia e modernização das legislações municipais. Este é um avanço no regramento das ações na área urbanística ao mesmo passo acontece a preservação do meio ambiente. Exemplo disso é as mais de 100 mil toneladas de resíduos da construção que foram devidamente descartados de acordo com a legislação.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, aponta o E-CTR como um grande marco para Campo Grande “Desde o início da gestão estudávamos ações para a questão dos resíduos da construção civil e volumosos e hoje, com a implantação de um sistema totalmente eletrônico, monitoramos mais de cinco mil caçambas que encontram-se em utilização”.

Em um ano e meio da implantação foram emitidos mais de 117 mil E-CTRs, uma média de mais de 10 mil documentos emitidos/mês. O que totalizou cerca de 457.800m³ de resíduos ou mais de 112 mil toneladas.

Tendo 89 empresas de caçambas devidamente cadastradas no município que prestam o serviço e emitem o CTR-E e oito empresas que recebem os resíduos da construção e realizam a destinação final adequada.

CTR-E

A partir do Decreto n. 13.754 que apresentou as regras gerais para cadastramento e emissão do E-CTR o documento passou a ser expedido em formato eletrônico e exigido dos operadores que exploram a coleta e o transporte de resíduos da construção civil, com a finalidade de comprovar a correta destinação deste material e visando o controle dos Resíduos da Construção Civil (RCC) permitindo o seu rastreamento desde o gerador até a unidade de destinação. O transportador precisará portar o CTR eletrônico, obrigatoriamente, toda vez que coletar, transportar e destinar o RCC à uma área devida.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *