08/05/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Os Malefícios do Tabaco estreia neste fim de semana

Publicado em 07/11/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O grupo Identidade Teatral, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, estreia apresenta no sábado e no domingo (8 e 9 de novembro), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo o espetáculo “Os Malefícios do Tabaco”. A peça tem classificação de 18 anos e duração aproximada de 50 minutos.

Regada de humor cáustico, a peça é uma colagem de duas obras do dramaturgo e contista russo Anton Tchekhov: o monólogo que leva o nome da peça (“Os Malefícios do Tabaco”) e o conto “Um Entre Muitos”.

A adaptação e montagem cênica partem da incrível semelhança entre o monólogo e o conto; ambos contem situações tão análogas de opressão que, uma vez colados um ao outro, já não parecem mais obras díspares. Desse modo a adaptação é um texto que fala da vida de um personagem, Ivan, que tem raízes em dois enredos comuns. Ivan Ivánovitch Niukhin é solicitado por sua esposa para que ministre uma palestra sobre os malefícios do tabaco. Entretanto, aproveita a ocasião para descarregar uma série de lamentações acerca da vida opressiva que leva. Opressão esta que tem a esposa como principal dominadora, embora isso também aconteça por parte de todos que estão a sua volta.

Ivan tem que realizar tarefas intermináveis na escola de música e no pensionato de sua mulher, além de prestar favores a esposa, parentes e amigos. Ivan usa praticamente todo tempo da conferência para desabafar sua miserável vida. “A peça é um sopro abafado e pungente de um homem angustiado que carrega o mundo e se esconde do mesmo”, relata o ator Marcos Alexandre.

O humor do espetáculo é traço da identidade do grupo e do ator, que possui em seu repertório as peças “Noivo por Encomenda”, “Conversa Pra Mais de Metro” e “O Rei Que Não Sabia Rir”, todas do gênero comédia, além do grupo ser também o idealizador do Festival da Comédia.

Serviço

Os ingressos podem ser adquiridos a partir das 19h no dia da apresentação e têm o valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453 – Centro, entre a Calógeras e a 14 de Julho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *