16/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Assista vídeos em 60 fps no YouTube com o Google Chrome

Publicado em 31/10/2014 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Anunciado em junho a plataforma agora vai revolucionar a forma com que você assiste a vídeos no computador. O site já disponibiliza a visualização de clipes a 60 fps nas qualidades HD e Full HD.

Para assistir aos vídeos em 60 fps, você deve ter o Google Chrome em sua atualização mais recente e com o HTML5 devidamente habilitado. Aí é só modificar a qualidade do vídeo para 720p60 ou 1080p60, dependendo da potência da sua conexão e das configurações do seu computador.

Por trás de toda a ação e do movimento que você vê em qualquer tipo de vídeo, incluindo nos games, existe um truque que transforma imagens paradas em imagens animadas. A ilusão que nosso cérebro interpreta como movimento é feita exibindo-se vários quadros consecutivos em um curto período de tempo.

Isso pode ser facilmente experimentado desenhando-se várias figuras ligeiramente diferentes em um bloco de notas e, em seguida, passando-as rapidamente na frente de seus olhos. O objeto ficará “animado”. O mesmo ocorre com o cinema, mas, em vez de desenhos, temos fotografias dispostas em uma fita semitransparente, chamada de filme.

Quanto mais desenhos (ou “frames”) forem exibidos no mesmo período de tempo, mais natural é a ilusão de movimento. Foi padronizado que o tempo de 1 segundo deveria ser usado como parâmetro, nascendo assim, o termo “Frames por Segundo”.

No site http://30vs60.com/ é possível vivenciar na prática as diferenças de animação. Aos poucos, novos vídeos em 60 fps puro estão entrando no YouTube. Os mais impressionantes são relacionados a filmes ou games que sempre Valem um Play.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *