Semana On

Quinta-Feira 13.ago.2020

Ano IX - Nº 405

Cultura e Entretenimento

CCBB faz seu primeiro festival de cinema totalmente online

Com ingressos gratuitos, 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo acontece até o dia 23 de agosto

Postado em 28 de Julho de 2020 - Huffbrasil

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Primeira mostra do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) depois que os espaços físicos do museu tiveram de fechar para o público por conta da pandemia do coronavírus, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo chega em um novo formato, agora totalmente online. Com ingressos gratuitos, o festival que reúne 24 filmes acontece de 29 de julho a 23 de agosto de 2020.

Entre os filmes selecionados pelo produtor e curador egípcio naturalizado brasileiro Amro Saad estão produções realizadas entre 2011 e 2019 que revelam uma nova geração de cineastas egípcios em documentários e ficções de diversos gêneros, da comédia ao terror.

Entre os destaques da mostra estão o filme de terror O Elefante Azul 2 (2019), de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria da história do cinema egípcio; o documentário Joana d’Arc Egípcia (2016), de Iman Kamel, que discute as experiências das mulheres egípcias após a revolução de janeiro de 2011; a comédia Como um Palito de Fósforo (2014), de Hussein Al Imam, que homenageia as grandes estrelas da Era de Ouro do cinema egípcio; e Eu Tenho uma Foto (2017), documentário de Mohamed Zedan que conta a história do cinema egípcio através da trajetória de Motawe Eweis, figurante que trabalhou em cerca de mil filmes, desde os anos 1940 até hoje.

Além da exibição diária dos filmes, a programação também traz workshops, palestras e debates com diretores.

A sessão de abertura será com o documentário Para onde foi Ramsés?, que será seguida de um debate com o curador da mostra e o diretor Amr Bayoumi, e um show da banda Mazaher, que fez a música do filme, tudo transmitido diretamente do Cairo.

Conheça a programação completa e veja os filmes do festival no site da 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...