Semana On

Quinta-Feira 06.ago.2020

Ano IX - Nº 404

Mato Grosso do Sul

De cada 5 condutores de MS, 1 está com a carteira de habilitação vencida

Estado tem quase 1,2 milhão de condutores e 21% deles estão com a carteira de habilitação vencida

Postado em 21 de Julho de 2020 - Ricardo Freitas - G1 MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mais de 261 mil pessoas estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida em Mato Grosso do Sul, o que representa 21% dos quase 1,2 milhão de condutores habilitados, segundo o Departamento de Trânsito do Estado.

A diretora de habilitação do Detran, Loretta Figueiredo disse que a pandemia do novo coronavírus não tem interferência neste número elevado e que os serviços, incluindo o de renovação, só ficaram suspensos durante 15 dias, no mês de março.

"Não é por conta da pandemia que o número está alto, antes da covid-19 já tínhamos um percentual bem elevado de condutores sem habilitação em Mato Grosso do Sul [...] creio que o principal fator para as pessoas não renovarem é descuido mesmo, desatenção, aquela história de deixar para a última hora e esquecer", explicou.

Segundo o Detran, atualmente a renovação pode ser feita de maneira bem simples pelo site do departamento. O usuário deve entrar no portal, fazer a abertura do processo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 244,60 para carro e moto. Em seguida, é necessário passar por um exame de vista e tirar uma foto nova. O documento é entregue na casa da pessoa sem nenhum custo adicional.

O Departamento Nacional de Trânsito emitiu uma resolução por conta da pandemia. Motoristas com habilitações vencidas até o dia 19 de fevereiro não podem ser multados, com data anterior a essa, a CNH vencida rende multa de R$ 293,47. A infração é considerada gravíssima com 7 pontos na CNH.


Voltar


Comente sobre essa publicação...