23/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Quinze mil pessoas pedem reforma dos terminais de ônibus

Publicado em 31/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quinze mil pessoas assinaram pedindo por reformas nos oito terminais de ônibus e o ponto de integração em frente à escola Hércules Maymone, em Campo Grande. O abaixo assinado coordenado pelo gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B) chegou ao Executivo Municipal.

As más condições dos oito terminais e do ponto de integração em frente à escola Hercules Maymone, em Campo Grande, foram objeto do Levantamento do Sistema Municipal de Transporte Coletivo, realizado pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), em fevereiro deste ano, encaminhado para os órgãos de controle e para a própria prefeitura. O levantamento ainda deu origem à Campanha Pela Reforma dos Terminais, com base na coleta de assinaturas, em forma de abaixo assinado.

A Campanha percorreu pontos estratégicos da Capital, universidades e bairros, informando à população acerca das competências da prefeitura e do Consórcio Guaicurus para com os terminais, além de coletar as assinaturas.

Eduardo Romero destaca que os problemas são os mesmos em todos os terminais: bebedouros que não funcionam, banheiros quebrados e pichados, faltam brigadistas para atuar em casos de emergências, não há extintores, falta de sinalizações adequadas e manutenção na rede elétrica, entre outros. “Como usuário do transporte coletivo, presencio esses e outros problemas. Ouvimos a população, que pede nossa intervenção junto aos órgãos competentes, solicitando urgentemente a reforma dos terminais”, explica o parlamentar.

Uma vez por semana, o vereador, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, utiliza o transporte coletivo como meio de transporte, alternando com a bicicleta, o carro e carona amiga. O objetivo é incentivar práticas sustentáveis e sentir de perto a realidade dos sistemas de transporte em Campo Grande.

“Sabemos que a prefeitura está planejando a construção de mais quatro terminais. Estamos no momento de identificar as fragilidades para que os projetos arquitetônicos beneficiem o conforto e acessibilidade dos passageiros. Nossa campanha visa sugerir melhorias e aprimorar os terminais, uma vez que acreditamos que isso aumenta o conforto dos usuários, incentivando a população a utilizar o transporte público”, destaca Eduardo Romero.

Em resposta ao ofício encaminhado pela Câmara Municipal, em maio deste ano, solicitando manutenção e limpeza nos terminais de ônibus de Campo Grande, o Executivo se pronunciou este mês, por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais. De acordo com o secretário Rodrigo Gonçalves Pimentel, a Agetran deu início à reforma dos terminais Aero Rancho e Julio de Castilho.

Ainda segundo o documento, ao findar das intervenções, o terminal General Osório também receberá melhorias.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *