25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Parceria da ALEMS e entidades garante a entrega de 40 mil protetores faciais

Publicado em 09/07/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Parceria firmada entre o Poder Público e a sociedade civil, por meio do Projeto Corona Vidas, está garantindo a destinação de mais de 40 mil protetores faciais, os chamados face shields, a entidades, comunidades indígenas e trabalhadores que estão na linha de frente de combate ao coronavírus em Mato Grosso do Sul. No último dia 8, mais uma entrega simbólica dos equipamentos foi realizada durante a sessão plenária, presidida pelo 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Eduardo Rocha (MDB). 

Além do parlamentar, participaram do ato os deputados Herculano Borges (Solidariedade), 2º secretário da Casa de Leis, e Lidio Lopes (PATRI), que também é vice-presidente na região Centro-Oeste da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), uma das entidades parceiras do Corona Vidas.

"É um projeto de grande envergadura, tendo em vista a escala industrial para a fabricação dos face shields, visando atender os 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, destacou Lidio.

O defensor público-geral do Estado, Fábio Rogério Rombi da Silva, destacou a importância da parceria entre as instituições. “A soma de esforços multiplica as ações. Quando vários setores da sociedade se juntam, a capacidade de produzir algo de útil é ampliada", disse.

Segundo ele, como foi possível estender a produção dos protetores, a distribuição também foi ampliada e, hoje, foram entregues os equipamentos a servidores da ALEMS. "Embora as sessões estejam sendo virtuais, têm profissionais atuando no prédio e é importante que eles estejam protegidos. Portanto, procuramos ampliar para os mais diversos setores e comunidades”, explicou Fábio Rombi.

O pró-reitor da Unigran, Vinícius Soares de Oliveira, lembrou que é necessário garantir a segurança dos trabalhadores que precisam continuar com suas atividades mesmo durante a pandemia. “Precisamos oferecer segurança para que os profissionais trabalhem e o restante da população consiga fazer o isolamento. Como instituição de ensino, é importante que os acadêmicos participem de ações como essas e, que dentro dos seus núcleos, promovam outras que cheguem até a população”, disse o pró-reitor da instituição de ensino, uma das parceiras do projeto (veja a reportagem da TV ALEMS clicando aqui).

No último dia 6, o deputado Professor Rinaldo (PSDB) representou a Casa de Leis durante a entrega de protetores faciais produzidos pelo projeto em Dourados (saiba mais clicando aqui). Os equipamentos de proteção individual foram doados à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Geralmente, os escudos faciais são usados ​​em conjunto com máscaras, impedindo que gotículas de saliva cheguem ao rosto e dificultando que os trabalhadores toquem na face. Eles são duráveis, podem ser limpos e reutilizados repetidamente.

União de esforços

A rede de solidariedade Corona Vidas é composta, em Mato Grosso do Sul, por mais de 20 instituições e empresas parceiras que trabalham de forma colaborativa, com o objetivo de produzir e doar protetores faciais a profissionais da saúde e também a outros setores de amplo contato com o público ou de maior risco de contaminação. Para conhecer o projeto e as instituições parceiras, clique aqui


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *