Semana On

Domingo 09.ago.2020

Ano IX - Nº 405

Coluna

Candidato bolsonarista desiste de disputar reitoria da UFMS após denúncia de plágio

As notícias que fizeram a semana política em MS, com Marco Eusébio

Postado em 08 de Julho de 2020 - Marco Eusébio

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Após denúncia de plágio de sua chapa feita à comissão eleitoral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o professor do curso de Medicina, Augustin Malzac retirou sua candidatura ao cargo de reitor da instituição. Embora pouco conhecido, o médico que já atuou nas Forças Armadas tinha boas chances de ser nomeado pelo governo federal se o nome dele chegasse a constar na lista tríplice a ser enviada ao MEC, por ser considerado bolsonarista e ter amizade com militares que integram a gestão de Jair Bolsonaro, informa o Correio do Estado. Conforme o jornal (leia aqui), a denúncia foi feita pela chapa "Todos Somos + UFMS" do atual reitor Marcelo Turine, que disputa a reeleição com a vice-reitora Camila Itavo, e apontou que parte do programa de gestão de Malzac foi copiada sem qualquer alteração da chapa Juntos pela UFF, que disputa o comando da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro. Depois disso, diz o jornal, a professora Marta Nunes, que era vice de Malzac, enviou mensagem aos colaboradores anunciando sua saída da chapa junto com Malzac por entenderem que foi antiético o plágio cometido pela equipe de campanha. A assessoria de imprensa da UFMS confirmou a desistência da "chapa 4", mas ainda aguarda o comunicado oficial da comissão eleitoral. Marcada para o dia 17 de julho, a eleição da UFMS agora conta fica com quatro chapas na disputa.

Deputado Paulo Corrêa, presidente da Assembleia, confirma ter contraído Covid

Um dia depois de anunciar seu afastamento das sessões presenciais da Assembleia por sentir sintomas e ter feito teste para Covid-19, o presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB), confirmou que contraiu o novo coronavírus e seguirá isolado, em tratamento. "Agradeço as dezenas de mensagens de carinho que recebi, com desejos de boa recuperação e preces a Deus. Após apresentar sintomas da Covid-19, o segundo teste deu positivo. Apesar do susto e da preocupação, já apresento melhora no estado de saúde e já iniciei tratamento médico adequado. Com a graça de Deus, em breve estarei restabelecido e pronto para retomar as atividades" escreveu o deputado nas redes sociais. Indagado se está tomando hidroxicloroquina, Paulo disse que não fará uso do remédio, porque tem arritimia cardiíca, situação que pode ser agravada pelos efeitos colaterais do medicamento, contra indicado pelos médicos nesses casos.

No comando da Assembleia, Eduardo Rocha testa negativo para Covid

No comando interino da Assembleia com o afastamento do presidente Paulo Corrêa (PSDB) que confirmou seu teste positivo para Covid-19, o deputado estadual Eduardo Rocha (MDB), primeiro-vice-presidente da Casa, fez na quinta-feira seu segundo exame para o novo coronavírus nesta semana, que voltou a dar resultado negativo. "Fiz novamente, por precaução, e graças a Deus saiu negativo. Mas isso não quer dizer que vou deixar de me cuidar. E peço a todos, continuem utilizando máscaras, álcool e fiquem em casa, se puderem. Em breve tudo isso passará", disse Rocha que na terça-feira já havia testado negativo. "Desejo que nosso presidente se recupere logo e possa retomar os trabalhos", afirmou. Desde a semana passada, uma equipe dos Bombeiros está no Legislativo fazendo testes em todos os deputados e servidores.

Podemos lança vice para tentar eleger a primeira mulher prefeita em São Gabriel

A vice-prefeita de São Gabriel do Oeste, Ivone Terezinha Pierezan (ex-MDB), a Dona Ivone, foi lançada oficialmente pré-candidata à prefeitura da cidade pelo Podemos com uma chapa de 17 pré-candidatos para cadeiras de vereador nas eleições deste ano. "A Dona Ivone é um nome muito querido, muito importante em São Gabriel do Oeste, tem um patrimônio político impressionante e prestações de serviços enormes para a cidade. Ela é nossa pré-candidata a prefeita", anunciou ontem o presidente estadual do Podemos, Sérgio Murilo, que aposta nas chances de a atual vice se tornar a primeira mulher a comandar a prefeitura do município. Na sexta-feira, acompanhado da delegada Sidnéia Tobias, presidente do Podemos Mulher Campo Grande, e do presidente municipal da sigla, Emerson Gomes, Murilo se reuniu com Dona Ivone em São Gabriel e selou a pré-candidatura, em um encontro limitado com poucas pessoas usando máscaras em prevenção à Covid-19. Agora, as lideranças buscam apoio de outras siglas como o PSD e o Republicanos.

Schimidt volta à presidência do PDT e Dagoberto vai 'encarar novos desafios'

Mais uma vez João Leite Schimit volta à presidência do PDT de Mato Grosso do Sul e vai comandar a sigla nas eleições municipais deste ano. Em nota postada no Facebook, o partido diz que Schimidt foi eleito e tomou posse no dia primeiro e afirma que o deputado federal Dagoberto Nogueira deixa a presidência da sigla para "encarar novos desafios". Dagoberto chegou a ser cogitado no início do ano para disputar a Prefeitura de Campo Grande neste ano, mas a nota não cita o assunto. Entretanto, frisa que a dedicação de Schimidt "será para avançar e assim conseguirmos eleger representantes mais preocupados em trabalhar pelas pessoas da nossa Capital e Estado".

Secretário de Agricultura Familiar de Dourados é assassinado em barbearia

O secretário de Agricultura Familiar da Prefeitura de Dourados, Alceu Júnio Silva Bittencourt, de 36 anos, foi assassinado no início da noite de ontem na barbearia em que era dono no bairro Izidro Pedroso. Conforme a imprensa local, ele cortava o cabelo de um cliente quando um funcionário da barbearia chegou ao local, começou a discutir com o chefe e o atingiu com um golpe de faca no pescoço. A Polícia Civil investiga o caso. A prefeitura divulgou a nota abaixo lamentando o episódio.


Voltar


Comente sobre essa publicação...