Semana On

Quarta-Feira 05.ago.2020

Ano IX - Nº 404

Mato Grosso do Sul

Estado amplia atendimento e agendamento de testes do coronavírus em Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas

Objetivo é atender a demanda da população e ampliar o mapeamento dos casos na capital e nas duas macrorregiões

Postado em 07 de Julho de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, dobrou a capacidade de testes rápidos em Campo Grande, de 140 para 300 por dia.

O anúncio foi feito pelo secretário Geraldo Resende e revela a preocupação da administração estadual em relação ao aumento de casos. “Ampliar a testagem nos ajuda a tomar decisões importantes relacionadas ao combate da doença. Estamos constantemente procurando alternativas e parcerias para conseguirmos, inclusive, acelerar os resultados e atender a demanda da população”, disse.

Os agendamentos são feitos por meio do Disk Covid e os 160 exames rápidos a mais serão realizados no parque Airton Senna. O incremento é de 114%. Além disso, a Capital conta, diariamente, com 109 testes RT – PCR, ou seja, de biologia molecular.

O atendimento será diário de 8h30 às 16h30 por meio de agendamento prévio pelo Disk Covid (67 3311 6262). O resultado é encaminhado, por SMS e por e-mail, ao paciente, e o cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

 

Interior

Desde o último dia 6, o número de testes realizados nos drives-thru de Corumbá e de Três Lagoas também está ampliado. O objetivo é atender a demanda da população e ampliar o mapeamento dos casos nas duas macrorregiões.

A iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, e das prefeituras municipais, vai ampliar significadamente o atendimento nas cidades citadas, considerando o aumento expressivo de casos nos últimos dias em todo o Estado.

Em Corumbá, haverá uma alteração nas datas dos exames, antes era segunda, quarta e sexta-feira, agora passará a ser nas quintas e não nas sextas. Serão aplicados 110 exames de biologia molecular, os RT PCR e 90 testes rápidos ao dia. Ao todo, são 600 exames por semana no município.
Em Três Lagoas, serão 40 testes RT PCR e 70 testes rápidos de segunda a sábado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é importante ampliar a testagem para as decisões do Poder Público. “Apenas assim, é possível ter o real conhecimento da realidade da pandemia no Estado e assim tomarmos as melhores decisões”.

Resultados

Até o momento, em Três Lagoas já foram realizados 1.187 testes RT PCR, com 156 casos confirmados, enquanto que dos 298 testes rápidos realizados, 17 deram positivos. Até o momento, o município conta 309 casos confirmados.
Em Corumbá, o drive-thru contabilizou 1.354 testes RT-PCR, com 305 casos positivos. Já os testes rápidos atingiram 343, com 25 positivos. O município tem 408 casos confirmados.

Serviço

As pessoas de Três Lagoas e região que desejam tirar dúvidas e, caso necessário, agendar o teste, devem ligar no 67 3311 6264, no disk coronavírus. As UBS que também poderão realizar testes rápidos são: UBS Santa Rita, UBS Jd Maristela, UBS Vila Piloto, UBS Paranapunga, UBS Novo Oeste E UBS São Carlos.

Para a população de Corumbá e de Ladário os atendimentos são das 8h às 18h, segunda, quarta e quinta. Os telefones de atendimentos são: 67 98472-8850; ‎67 98467-4573 e 67 98473-2408.


Voltar


Comente sobre essa publicação...