16/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Em meio a pandemia, Ligia Prieto mantém e pegada da arte e lança o 6° Processo em Cena

Publicado em 05/07/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em meio a pandemia do novo coronavírus, manter vivas as expressões artísticas é quase uma estratégia de sobrevivência. Literatura, cinema, artes plásticas teatro, são formas de nos mantermos sãos em meio ao isolamento social e continuarmos a ser humanos.

Pensando desta forma, a atriz e poeta Ligia Prieto lançou o projeto 6° Processo em Cena, um curso online que envolve exercícios e jogos teatrais até as devidas preparações de cenas. O trabalho de corpo/existência, conduzido por Ligia é orientado por sua própria pesquisa sobre o ator consciente, desenvolvida em seus 19 anos de atuação e direção teatral, e aprofundada com sua formação em psicanálise e saúde mental.

“Nesse processo, é imprescindível ao ator que se enfrente, que tome consciência de suas marcas e que, através de uma plena disponibilidade ao novo, ao evento do encontro com seu próprio sujeito, com a personagem e com a cena, descubra suas coordenadas, seus caminhos, suas escolhas”, afirma.

Na fase de criação da dramaturgia das cenas, Ligia Prieto mergulha com os alunos na criação dos textos a partir de seus próprios desejos de produção. Normalmente partindo de algum jogo cênico para início da dramaturgia, e depois seguindo a construção dessa possibilidade de palavra para a cena.

A segunda etapa direcionada ao corpo, as escolhas e percepções dos gestos necessários para compor o todo. As duas etapas são trabalhadas de forma coletiva, e nesse ano de 2020, devido a covid-19, forma online. “Ainda assim, distantes fisicamente, mas nunca sozinhos”, explica.

“Entrar dentro em si e encontrar o mundo inteiro. A vida em um instante. Uma pesquisa individual, mas nunca sozinha. Nunca. A liberdade vem depois. Seria mais fácil se não fosse comigo. Enfrentar-se. Re-existir a partir de mim, do outro, da minha criação”, diz a atriz.

O 6° Processo em Cena surge com a percepção da palavra e da imagem construído a partir do encontro com o real. Viver o momento já, “teatro é ato”.

“O foco é a existência, ou o que ainda nos resta dela. O que resta de nós. Enfrentar 2 meses com 100 horas de trabalho coletivo, em sala de ensaio online, cada um na sua casa. Passar por mim e pelo outro. Ser atravessado. Primeiro enlouquecer, depois escrever e tornar a loucura palpável. Palpável. Talvez essa esteja sendo a maior busca desse processo, desde sua primeira edição em 2015. Depois de escrever no papel, escrever em mim, no meu corpo, a minha loucura, tornar palpável em mim, e me tornar palpável assim. Choros, resistências, risadas, muitas risadas, dúvidas, medo, experimentar tudo e nunca qualquer coisa. Qualquer coisa não serve pra nada, é preciso achar o um da coisa, o qualquer um nos faz laço. É preciso passar por tudo que me atravessa para eu poder escolher, experimentar, escolher, afinar, assumir, deixar perfeito. Nunca vai estar. Palavras a partir de mim. Silêncios a partir de mim. Colocar palavras em mim. Existir com palavras, ou sem palavras, e com silêncios. Ir além de mim. Todo processo é desafiador, é preciso ter coragem, é preciso ter fome. Em todos os instantes. Se jogar no abismo”, alerta Ligia.

Etapas do Processo

100 horas de dramaturgia da palavra, do corpo e da cena

Encontros online:

Terça das 19h às 22h

Sexta das 19h às 22h

Domingo das 14h às 18h

Contatos

Cel: (67) 98185-9774


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *