Semana On

Terça-Feira 01.dez.2020

Ano IX - Nº 421

Coluna

O molho de tomate caseiro perfeito

Toda família tem a sua receita preferida de molho de tomate. Mas fomos atrás do molho perfeito. Confira como fazer passo a passo

Postado em 01 de Julho de 2020 - Redação Paladar

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Toda família tem a sua receita preferida de molho de tomate caseiro. Agora imagine um molho encorpado, de vermelho intenso, sabor adocicado e acentuado de tomate, com aroma fresco do fruto ou de temperos usados com excelência, como o manjericão.

Pois fomos em busca do molho perfeito e ensina como prepará-lo, a começar pela escolha do tomate. A receita é da família Morici, do Taormina.

Muitos chefs de cozinha preferem os tomate do tipo italiano. Outros não abrem mão do Débora (ou usam os pelatti, enlatados). O fundamental é que ele esteja maduro, saudável, bem vermelho e firme - não pode estar a ponto de estragar. Pata ter certeza, corte-o ao meio e veja como está dentro: o ideal para fazer molho é ter polpa e pouca água. Ao provar, não pode estar muito ácido. Com bons tomates, você estará a meio caminho do molho perfeito. Confira os próximos passos. 

O molho perfeito

Molho de tomate é como receita de bolo. Todo mundo tem o seu. Agora imagine um molho encorpado, de vermelho intenso, sabor adocicado e acentuado de tomate, com aroma fresco do fruto ou de temperos usados com excelência, como o manjericão. Pois o "Paladar" foi em busca do molho perfeito e ensina como prepará-lo, a começar pela escolha do tomate. Aprenda nas fotos a seguir. 

Preparo

- Escolha os tomates maduros, bem vermelhos e firmes. Lave um a um em água corrente. Em seguida retire a 'tampa'. 

- Os tomates têm de ser cortados em quatro, como pétalas de rosa. Retire qualquer parte escura ou danificada. Se estiver verde por dentro, não serve para o molho.

- Coloque os tomates em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos, para apenas amolecer. Tampe a panela e mexa de vez em quando. Reserve.

- Em outra panela, coloque o azeite extravirgem. O azeite ajuda a conservar o molho por mais tempo, depois de pronto. 

- Descasque os dentes de alho e faça cortes verticais, sem parti-los ao meio. Eles vão tirar a acidez do molho. Coloque-os na panela e deixe dourar. 

- Lave bem e seque com papel toalha as folhas frescas de manjericão. Coloque na mesma panela já com o azeite e o alho. Mexa e desligue o fogo. 

- Com a ajuda de uma máquina de passar tomate ou uma peneira, retire toda a polpa do tomate. Semente e pele não serão usados. Não use o liquidificador.  

- Paciência é a palavra-chave para fazer um bom molho. Coloque toda a polpa na panela, acerte o sal e cozinhe por duas horas, sem tampar a panela.


Voltar


Comente sobre essa publicação...