20/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

5 filmes sobre viagem no tempo que você (provavelmente) ainda não viu

Publicado em 01/07/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desde que estreou no catálogo da Netflix, a terceira temporada de Dark é o assunto do momento. De 2017 para cá, a série alemã só viu sua base de fãs aumentar. São milhões de pessoas fascinadas com a trama complexa que envolve um dos assuntos mais amados por nerds e geeks em geral: viagem no tempo.

É claro que não faltam filmes sobre o assunto por aí. Alguns nós já conhecemos de cor e salteado, como De Volta para o Futuro, O Exterminador do Futuro, Feitiço do Tempo… Mas há também outros bem legais dentro do mesmo tema que não são tão conhecidos assim.

Por isso, para você que já terminou Dark e ainda está na pilha de ver uma boa história nesse estilo, aqui vai nossa lista com 5 filmes nada manjados sobre viagem no tempo que você (provavelmente) ainda não viu:

La Jetée (1962)                                    

Como um curta-metragem experimental influenciou tanta gente? Veja La Jetée, a obra-prima do francês Chris Marker, e você vai entender. O filme conta uma história de distopia/viagem no tempo em forma de uma colagem de fotos em sequência que transita entre o cinema e a história em quadrinhos. Os 12 Macacos (1995) e o game Fallout (1997) são algumas das muitas produções que beberam nessa fonte.

Sinopse: Em uma Paris devastada pela Terceira Guerra Mundial, um escravo (Davos Hanich) atormentado por lembranças de sua infância é mandado para o passado para evitar a catástrofe.

Primer (2004)

Se você está afim de ver algo mais complexo, mais “científico”, sobre viagens no tempo, Primer é o seu filme. Fenômeno do circuito independente americano no começo dos anos 2000, essa produção de baixíssimo orçamento conquista corações e mentes nerds até hoje. Mas não espere ação.

Sinopse: Os dois jovens engenheiros Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) fazem uma experiência científica em uma garagem. O objetivo é construir um dispositivo que bloqueie a força da gravidade e reduza o peso de objetos. Porém, a máquina acaba fazendo outra coisa. Algo que vai mudar radicalmente a vida dos dois.

Timecrimes  (2007)

Os espanhóis adoram cinema de gênero e produzem muitos policiais, thrillers e filmes de ficção científica. Mesmo com orçamentos que não chegam nem aos pés de produções americanas independentes. O jeito é usar a criatividade, algo que não falta a Timecrimes.

Sinopse: Héctor (Karra Elejalde) é apenas um homem comum de meia idade que acaba de se mudar para uma casa no interior com sua esposa. Curioso, ele observa a floresta que cerca sua propriedade com um binóculo e vê uma moça nua no meio das árvores agindo de forma estranha. Ao ir verificar o que estava acontecendo, ele é atacado por um homem que tem o rosto todo coberto por uma bandagem rosa, e foge em direção de uma casa que é, na verdade, um laboratório científico.

Triângulo do Medo (2009)

Triângulo do Medo é outro ótimo exemplo de que com criatividade você consegue superar os desafios de um orçamento mais modesto. O filme do britânico Christopher Smith é um thriller sobre um loop temporal bem amarradinho e feito com muita competência. Diversão garantida.  

Sinopse: Jess (Melissa George) é convidada por uma amiga para um passeio de veleiro com um grupo de pessoas que ele nem conhece muito bem. No meio do passeio, eles são surpreendidos por uma forte tempestade que os deixa à deriva. Desesperados, ele acabam topando com um transatlântico. No entanto, ao embarcar no navio, eles percebem que não há ninguém lá, apenas uma pessoa que usa um capuz escondendo o rosto que começa a caça-los.

O Predestinado (2014)

Com um roteiro esperto e cheio de reviravoltas bizarras, o filme dos irmãos Michael e Peter Spierig é uma daqueles filmes que já nasceram cult. A história que envolve um agente que viaja no tempo para caçar criminosos pode não parecer lá muito original à primeira vista, mas há muita coisa estranha para acontecer. Acredite.

Sinopse: Após anos viajando no tempo para cumprir suas missões de prevenir crimes do passado com consequências desastrosas no futuro, um agente (Ethan Hawke) encara sua última missão: capturar um terrorista que causou a morte de milhares de pessoas em um atentado a bomba na década de 1970. Mas as coisas não saem como o esperado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *