18/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

8 filmes sobre conspiração que vão te deixar com a pulga atrás da orelha

Publicado em 23/06/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com tanta fake news circulando por aí, não sabemos nem mais em quem confiar, e parece que a paranóia tomou conta de um mundo onde as teorias da conspiração nunca foram tão plausíveis.

Mas elas, na verdade, nunca saíram de moda. Tanto que há inúmeros filmes sobre o assunto e na década de 1970 – outra época que respirava paranóia política – esse tipo de filme até se transformou em um sub-gênero: o thriller político.

Tomados por esse clima de desconfiança, selecionamos alguns ótimos filmes sobre conspiração que vão te deixar com a pulga atrás da orelha.

Veja aqui nossa lista: 

JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar (1991)

Sinopse: Jim Garrison (Kevin Costner), promotor de Nova Orleans, não ficou satisfeito com o resultado da Comissão Warren, investigação que concluiu que o presidente John F. Kennedy foi assassinado por apenas uma pessoa, no caso o atirador Lee Harvey Oswald. Para provar sua teoria de que o ex-presidente dos Estados Unidos foi vítima de um complô, ele mergulha em uma investigação que revelará segredos estarrecedores.
Onde ver: Amazon Prime Video e Telecine Play / Looke (para alugar).

Todos os Homens do Presidente (1976)

Sinopse: Pouco antes da eleição presidencial de 1972, o repórter do Washington Post Bob Woodward (Robert Redford) cobre o que parece ser uma pequena invasão na sede nacional do Partido Democrata. No entanto, ele acaba descobrindo uma teia de acontecimentos suspeitos ligados ao partido Republicano e, com ajuda do colega Carl Bernstein (Dustin Hoffman) dá origem ao escândalo Watergate, que acabou forçando a renúncia do presidente Richard Nixon.
Onde ver: Looke, Google Play e Apple TV (para alugar).

O Informante (1999)

Sinopse: Em 1994, Jeffrey Wigand (Russell Crowe), um ex-executivo da indústria do tabaco, deu entrevista bombástica ao jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS. Ele revela que os donos da empresa em que trabalhou, além de saber da dependência química da nicotina, aplicavam mais produtos químicos no cigarros para aumentar essa dependência. Porém, pouco antes da matéria ir ao ar, a direção da CBS, com medo de medidas legais, recua, e Wigand passa a ser perseguido.
Onde ver: Telecine Play.

Capitão América 2 – O Soldado Invernal (2014)

Sinopse: Dois anos depois da batalha nas ruas de Nova York contra uma horda de alienígenas, Steve Rogers (Chris Evans) o Capitão América, junto com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a Viúva Negra, continua a trabalhar com a agência secreta S.H.I.E.L.D. até que é confrontado por um novo e misterioso inimigo, o Soldado Invernal, e descobre que ele pode estar sendo manipulado por Nick Fury (Samuel L. Jackson), comandante da S.H.I.E.L.D.
Onde ver: Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e Telecine Play / Looke (para alugar).

O Preço da Verdade – Dark Waters (2017)

Sinopse: Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado que se especializou na defesa de grandes empresas do ramo químico até que um simples fazendeiro que conhecia sua mãe lhe pede ajuda para processar a poderosa DuPont, que, segundo ele, está envenenando o rio que corta sua fazenda.
Onde ver: Google Play e Apple TV (para alugar).

O Dossiê Pelicano (1993)

Sinopse: Intrigada com o assassinato de dois membros da Suprema Corte dos EUA, a estudante de direito Darby Shaw (Julia Roberts) faz uma investigação e escreve um explosivo dossiê sobre o caso. Mas ela ainda não está satisfeita e pede ajuda ao jornalista investigativo Gray Grantham (Denzel Washington) pra ir mais fundo no caso.
Onde ver: Netflix / Google Play, Apple TV e Microsoft Store (para alugar). 

A Firma (1993)

Sinopse: O jovem advogado Mitch McDeere (Tom Cruise) recebe uma proposta irrecusável financeiramente de uma firma em Memphis. Porém, acaba descobrindo que a empresa está envolvida em um esquema de lavagem de dinheiro para a máfia.
Onde ver: Amazon Prime / Google Play (para alugar).

O Jardineiro Fiel (2005)

Sinopse: Em uma área remota do norte do Quênia, a ativista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada brutalmente assassinada. Um colega de Tessa parece ter fugido da cena, e as evidências apontam para um crime passional. Perturbado pela infidelidade de sua esposa, o diplomata Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para a África para descobrir o que realmente aconteceu com ela e acaba descobrindo uma grande conspiração.
Onde ver: Globoplay / Looke, Googgle Play e Apple TV (para alugar).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *