Semana On

Segunda-Feira 23.nov.2020

Ano IX - Nº 420

Cultura e Entretenimento

Mostra online exibe filmes e documentários brasileiros feitos por mulheres

Em cartaz até o dia 13 de julho, Mostra Mulheres do Audiovisual traz produções clássicas e inéditas dirigidas, produzidas ou escritas por mulheres

Postado em 23 de Junho de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desde o último dia 12 de junho, está no ar a “Mostra Mulheres do Audiovisual”, promovida pelo Inffinito Film Festival (INFF). O evento digital e gratuito apresenta 25 longas e 13 curta-metragens feitos por mulheres brasileiras.

Até o dia 13 de julho, todas as produções poderão ser assistidas pela internet, na plataforma inff.online. Os filmes passam em horários marcados e ficam disponíveis por quatro horas a partir da estreia. Além de clássicos dirigidos, produzidos ou escritos por mulheres, o festival ainda traz longas inéditos.

Confira a seguir todos os títulos do festival:

"Quero Botar Meu Bloco na Rua" - INÉDITO - DOCUMENTÁRIO | 2018
Quero Botar Meu Bloco na Rua é uma jornada afetiva pela história dos blocos do carnaval de rua carioca, contando a saga desta manifestação popular que ultrapassa os séculos adaptando-se a toda sorte de transformações sociais, políticas, culturais ou econômicas do Brasil. Direção de Adriana L. Dutra.

"E Além de Tudo me Deixou Mudo o Violão" - INÉDITO - DRAMA | 2013
A descoberta de um violão ajudará uma jovem estudante brasileira a enfrentar sua mãe inglesa com relação a álcool. Direção de Anna Muylaert e Bárbara Alvarez.

"Reviver" - INÉDITO - FICÇÃO | 2018
O escritor Greg é contratado para escrever um roteiro sobre a artista desaparecida Maria Guaranis. Identificando-se com a artista, se perde no labirinto da criação. Direção e roteiro de Patricia Niedermeier.

"Campo Grande" - DRAMA | 2015
Certa manhã, duas crianças são deixadas em frente à portaria de um prédio em Ipanema, sem nenhuma explicação a não ser um pedaço de papel com o nome e endereço de Regina, a dona da casa. Em nenhum momento as crianças duvidam que sua mãe voltará para buscá-las. Mas será que ela vai mesmo? Direção e roteiro de Sandra Kogut.

"Muitos Homens num Só" - DRAMA | 2015
Rio de Janeiro, início do século 20. A ocupação de Dr. Antônio é se hospedar nos melhores hotéis da cidade e furtar pertences dos hóspedes. Sua vida muda ao conhecer Eva, mulher que abriu mão de seu dom para o desenho para se casar. Direção de Mini Kerti.

"Diário de uma Busca" - DOCUMENTÁRIO | 2010
Flávia Castro reconstrói a história de vida e morte de seu pai, Celso Castro, um jornalista de esquerda, encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista. Direção e roteiro de Flávia Castro.

"Mutum" - DRAMA | 2007
Na companhia do irmão, Thiago precisa enfrentar lições de vida, violência e maturidade. Sua infância é lentamente deixada para traz, vivendo na mata escura e assustadora, mas também repleta de cumplicidade e brincadeiras. Direção e roteiro de Sandra Kogut.

"O Diabo a Quatro" - DRAMA | 2004
O destino de quatro personagens se entrelaça dentro de poucos quarteirões de Copacabana. Dois homens e um menino estão apaixonados pela mesma mulher. Quatro esdrúxulos mosqueteiros na terra do cada um por si e Deus contra todos. Direção de Alice Andrade.

"João, o Maestro" - DRAMA | 2017
A história de um homem obstinado pela música e sua luta para que as limitações físicas não o impeçam de seguir sua vocação. Produção de Paula Barreto e Rômulo Marinho Jr.

"A Mulher do Meu Marido" - COMÉDIA ROMÂNTICA | 2019
A Mulher do Meu Marido é uma comédia romântica cujo enredo gira em torno de dois casais que se envolvem amorosamente, o que dá origem a uma troca de casais involuntária. Uma divertida jornada de autoconhecimento na vida desses personagens. Produção de Paula Barreto.

"O Casamento de Romeu e Julieta" - COMÉDIA ROMANTICA | 2005
Julieta, torcedora do Palmeiras, e Romeu, corinthiano roxo, se apaixonam. O pai dela aceitaria qualquer genro, menos um torcedor do time rival. Para não perder Julieta, Romeu finge ser palmeirense. Quando a verdade vem à tona, Julieta e Romeu têm que enfrentar a fúria das famílias, fanáticas por times rivais. Roteiro de Jandira Martini, Marcos Caruso e Mario Prata.

"Dona Flor e Seus Dois Maridos" - COMÉDIA | 1976
Depois que seu primeiro marido morre, Dona Flor se sente sozinha até encontrar um homem que lhe oferece segurança e estabilidade. Mas é o outro marido que ela realmente deseja e cujo fantasma os coloca em situações muito inesperadas.

"Ela Disse, Ele Disse" - COMÉDIA ROMANTICA | 2019
Rosa é uma menina estudiosa, Leo manda bem no futebol. Ela é pontual, ele está sempre atrasado. Os dois são alunos novos na escola e, além de aprender a lidar com os novos amigos e os problemas na família, descobrem que têm muito mais em comum do que imaginavam. Direção de Cláudia Castro.

"Flores Raras" - DRAMA | 2013
Baseado na história de amor real entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Ambientado em Petrópolis, nos anos de 1950 e 1960, a história coincide com o surgimento da Bossa Nova e a construção e inauguração da capital Brasília. Roteiro de Carolina Kotscho e Matthew Chapman.

"Quanto Tempo o Tempo Tem" - DOCUMENTÁRIO | 2016
O documentário investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo e os entrevistados fazem uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana. Direção de Adriana L. Dutra.

"Gaijin II – Ama-me Como Sou" - DRAMA | 2005
Em 1908, a jovem Titoe viaja do Japão para o Brasil com uma promessa: enriquecer e voltar em cinco anos. Mas a realidade é de poucas esperanças. Direção e roteiro de Tizuka Yamasaki.

"Como Ser Solteiro" - COMÉDIA | 1998
Cláudio é um jornalista com ares de intelectual e sem sorte com as mulheres. Ricardo é um perfeito Casanova, conhecedor de todos os truques para conquistar as garotas. Ricardo decide lhe ensinar os segredos da sedução. Direção e roteiro de Rosane Svartman.

"Desenrola" - COMÉDIA ROMÂNTICA | 2011
Priscila tem 16 anos e se acha uma garota normal demais. Quando sua mãe viaja a trabalho, ela decide que vai dar um jeito na sua caretice e vai fundo nessa ideia. Entre as muitas mudanças que pretende promover na sua vida, a virgindade parece ser uma das prioridades, mas será que a hora certa é agora? Direção de Rosane Svartman

"Vamos Fazer um Brinde" - FICÇÃO | 2011
Numa noite de réveillon, amigos se reencontram para brindar suas histórias. Direção e roteiro de Sabrina Rosa.

"Salto no Vazio" - FICÇÃO | 2018
Quando se quer ir mais alto e mais longe, salte no vazio. Direção e roteiro de Patricia Niedermeier.

"Semente da Música Brasileira" - DOCUMENTÁRIO | 2018
Conta a história dos músicos que revitalizaram a Lapa, a partir do final dos anos 1990, em encontros no pequeno palco do Bar Semente. O documentário é um registro histórico de um reduto de efervescência cultural que ficou na memória afetiva do Rio de Janeiro. Direção e roteiro de Patricia Terra.

"Setenta" - DOCUMENTÁRIO | 2014
O Brasil viveu o ápice de uma ditadura militar que durou 20 anos. Perseguições, prisões, mortes, sequestros. O filme Setenta vai reencontrar 18 personagens desta história, quarenta anos depois. Direção de Emília Silveira.

"A Sombra do Pai" - DRAMA | 2018
Quando uma criança é obrigada a virar o “adulto da casa” porque seu pai está doente e a sua mãe, morta, há uma inversão na ordem natural das coisas. A infância se transforma em saga. E a paternidade frustrada, em condenação. Direção de Gabriela Amaral Almeida e Bárbara Álvarez.

"Fumando Espero" - DOCUMENTÁRIO | 2008
O filme apresenta a evolução do consumo do cigarro desde o seu aparecimento, passando pelas transformações nos hábitos de seu uso ao longo da história, as estratégias da indústria, a condição dos plantadores de fumo no Brasil e a tentativa da diretora do filme em parar de fumar durante a realização do documentário. Direção e roteiro de Adriana L. Dutra.

"Um Céu de Estrelas" - FICÇÃO | 1996
Dalva, uma cabeleireira moradora do bairro da Mooca, em São Paulo, ganha em um concurso de penteados uma viagem a Miami. No dia de sua partida, seu ex-noivo invade sua casa, transformando ela e sua idosa mãe em reféns de seu desespero. Direção de Tata Amaral.

"Eu Preciso Destas Palavras Escritas" - DOCUMENTÁRIO | 2017
O passado de Arthur Bispo do Rosario é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 é internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Direção e Milena Manfredini e Raquel Fernandes.

"Vislumbres – Clarice e Maria" - DRAMA | 2020
Um passeio intimista e ficcional pelas ânsias contidas e palavras corroídas das escritoras Clarice Lispector e Maria Telles Ribeiro. Direção de Regina Miranda.

"Camelôs" - DOCUMENTÁRIO | 2018
Um percurso sensorial na cidade do Rio de Janeiro tendo os camelôs e artistas de rua como personagens dessa cartografia urbana na qual passado e tempo presente se atravessam. Direção e roteiro de Milena Manfredini.

"Na Rota do Vento, o cinema na música de Sergio Ricardo" - DOCUMENTÁRIO | 2019
Trata-se de um documentário musical realista, mixando o antigo e o novo, trocando posições cronológicas, criando um carrossel sugestivo para o público. Direção e roteiro de Marina Lutfi, Cavi Borges, Victor Magrath.

"Manifesto de uma Cineasta" - EXPERIMENTAL | 2018
A sombra marcante e sinuosa que se entrelaça ao momento conceitual imagético reproduzido em tela, vai atropelando sem dó nem piedade a todos que se prendem a antigos conceitos e preconceitos concebidos no imaginário residual decadente da sociedade em um mundo globalizado. Direção e roteiro de Patricia Niedermeier e Cavi Borges.

"Em Busca da Terra sem Males" - DOCUMENTÁRIO | 2017
Nos arredores da cidade do Rio de Janeiro, um grupo indígena sem-terra ergue uma pequena aldeia. Ali, crianças crescem entre as antigas tradições, como a língua guarani, e a cultura urbana, como o rap. Direção e roteiro de Anna Azevedo.

"Projeto Beirute" - DOCUMENTÁRIO | 2015
O filme mostra os hábitos peculiares dos comerciantes árabes do Saara, no Rio de Janeiro. Direção e roteiro de Anna Azevedo.

"Outono" - FICÇÃO | 2014
De toda uma vida, sobreviveu uma única lembrança. Apenas uma. Direção e roteiro de Anna Azevedo.

"Sopros na Pele" - DOCUMENTÁRIO | 2020
Sensações na pele durante uma pandemia. Direção e roteiro de Patrícia Niedermeier.

"Pioneiros" - DOCUMENTÁRIO | 2008
Pioneiros narra a saga dos irmãos Mário e Renato Spinelli, descendentes de italianos que participaram ativamente de todos os movimentos políticos nacionais entre os anos de 1920 e 1970. Direção de Viviane B. Spinelli e Dulce Bressane.

"Bianca" - DRAMA | 2013
Duas Mulheres solitárias, um belo encontro e um destino inseparável. Direção  e roteiro de Karina Mello.

"Lugar de Mulher" - DOCUMENTÁRIO | 2018
Seis mulheres de idades variadas, moradoras de diferentes favelas do Rio de Janeiro, nos convidam para uma jornada de superação. Preconceito, sabotagem, portas fechadas, machismo, não foram capazes de impedi-las de conquistar seus sonhos. Direção de Sandra Lima.

"A História Além da Fé" - DOCUMENTÁRIO | 2019
Ela conheceu a solidão das ruas de São Paulo, mas sua fé e determinação mudaram o curso da sua história. Direção de Sandra Lima.


Voltar


Comente sobre essa publicação...