19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Operação Omertà atinge delegado e ex-deputado em investigação sobre pistolagem

Publicado em 19/06/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) mandou soltar o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual, Jerson Domingos, preso quinta-feira (18) na terceira fase da operação Omertá, suspeito de integrar grupo que estaria envolvido em várias execuções no estado.

A revogação da prisão preventiva, em caráter liminar, saiu na madrugada desta sexta-feira (19) e é do desembargador plantonista Vladimir Abreu da Silva. O mesmo magistrado também concedeu liberdade a Cinthya Name Belli, sobrinha e funcionária de Jamil Name.

Cinthya também foi presa quinta-feira sob a suspeita de participar da milícia que seria liderada pelo tio e pelo primo, Jamil Name Filho, ambos detentos do Presídio Federal de Mossoró.

Outro suspeito que teve a liminar concedida foi Benevides Pereira, funcionário de Jamil Name. Ele foi liberado com medida cautelar. Está proibido de sair de Campo Grande e terá que comparecer em juízo sempre que chamado.

Argumentos

No pedido de revogação da prisão preventiva, a defesa de Jerson Domingos argumentou que os contatos dele com Jamil Name se devem porque são parentes. O conselheiro é irmão da esposa de Jamil e as conversas entre eles estão relacionadas a assuntos de família. Os advogados citaram ainda que o ex-deputado tem "idade avançada" e trata de diabetes há 12 anos.

No caso de Cinthya, a defesa dela citou que ela tem 51 anos e obesidade, situação que a coloca no grupo de risco para covid-19. Além disso, tem residência fixa, trabalho lícito e não possui antecedentes criminais.

Os advogados de Benevides Pereira argumentaram que ele é apenas office boy. Que faz serviços de acordo com os mandos de Cinthya, que é a responsável financeira pelos negócios ligados a cavalos de Name. E que, como o escritório onde Cinthya trabalha fica no mesmo imóvel que outras atividades de Jamil Name, acaba fazendo serviços bancários de acordo com o que lhe é pedido.

Omertá 3                   

A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e prendeu diversas pessoas. A Justiça havia expedido 18 mandados de prisão preventiva e dois de temporária. Ao menos duas pessoas estão foragidas: Fahd Jamil, já condenado criminalmente pela Justiça em anos anteriores, e o filho, Flávio Correia Jamil Georges.

Foi preso ainda na ação o delegado de Polícia Civil Márcio Shiro Obara. Ele foi lotado na Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e atualmente estava na 2ª Delegacia, na capital. A delegada Regina Márcia Rodrigues, presidente da Associação dos Delegados de Polícia, informou que o jurídico da associação esta prestando assistência a Obara.

Um policial federal, dois investigadores de Polícia Civil e um terceiro sargento da Polícia Militar, todos lotados em Campo Grande, estão na lista dos presos. Um dos investigadores já estava preso.

Operações

A primeira fase da operação Omertá foi deflagrada em setembro de 2019. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e o Gaeco prenderam empresários, policiais e, na época, guardas municipais, investigados por execuções no estado.

Na segunda fase, em março de 2020, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apreendeu arma no apartamento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-deputado estadual, Jerson Domingos, em Campo Grande.

Execuções

A suspeita é que o grupo tenham executado pelo menos três pessoas na capital sul-mato-grossense, desde junho de 2018. Outras mortes também estão sendo investigadas.

A última morte atribuída ao grupo é do estudante de Direito Matheus Coutinho Xavier, de 19 anos. Ele foi atingido por tiros de fuzil no dia 9 de abril, quando manobrava o carro do pai, na frente de casa, para pegar o dele e buscar o irmão mais novo na escola.

Pouco mais de um mês depois, no dia 19 de maio de 2019, policiais do Garras e do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BpChoque) apreenderam um arsenal com um guarda municipal, em uma casa no Jardim Monte Líbano. Foram apreendidos 18 fuzis de calibre 762 e 556, espingarda de calibre 12, carabina de calibre 22, além de 33 carregadores e quase 700 munições.

Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, esse arsenal pertencia ao grupo preso na operação Omertà.

Milícia

A chefia do grupo é atribuída pela polícia ao empresário Jamil Name, seguida do filho dele, Jamil Name Filho. Ambos e mais um policial suspeito de envolvimento na milícia estão presos desde a primeira fase da operação Omertá e estão no Presídio Federal de Mossoró.

Um suposto plano da milícia do jogo do bicho para matar um promotor de Justiça e um delegado que comandaram as investigações que desarticulou o grupo em Mato Grosso do Sul foi descoberto em um pedaço de papel higiênico em uma cela do presídio onde os três estão.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *