Coluna
A rotina de voos já está passando por mudanças devido à pandemia. Veja algumas dessas alterações
Postado em 09 de Junho de 2020 - Davi Rocha – Huffpost
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Com a flexibilização do isolamento social em alguns lugares do mundo, começam a surgir dúvidas sobre como vai ser quando pudermos voltar a viajar. Vamos combinar que passar muitas (ou poucas) horas dentro de um avião com pessoas desconhecidas não é a coisa que mais gostaremos de fazer, certo? Afinal, há risco de pegar coronavírus em ambientes fechados e com ar-condicionado.
Semana passada, a companhia aérea Delta fez um comunicado anunciando alguns novos procedimentos para aumentar a segurança e diminuir o contato entre as pessoas em seus voos. Um detalhe em especial chamou a atenção: a exclusão do assento do meio do avião.
Sabe aqueles voos com três pessoas poltronas uma ao lado da outra? Então, no atual “novo normal” a poltrona do meio vai ter de ir vazia para a alegria de muita gente. Assim você não vai mais precisar voar apertado entre duas pessoas desconhecidas.
As medidas, por enquanto, vão até o próximo dia 30 de setembro e valem para todos os voos da companhia.
Nós entramos no site da Delta, simulamos compras de algumas passagens nacionais e internacionais disponíveis, e realmente não é possível selecionar poltronas do meio.
Entre as companhias brasileiras, a Latam diz em seu site que não disponibiliza o assento do meio “sempre que possível”, sem entrar em detalhes sobre o que isso significa. A Gol e a Azul apresentam novas medidas de segurança relacionadas ao novo coronavírus, mas não citam mudanças sobre o assento do meio.
O que vem por aí no “novo normal”
Antes de continuar, vale lembrar que o turismo ainda não está liberado no mundo; estamos nos referindo a viagens de trabalho em situações realmente imprescindíveis. Mas as medidas de seguranças anunciadas pelas companhias aéreas dão uma ideia do que pode vir por aí quando o turismo voltar. Entre as novidades estão:
1 - A Gol anunciou que está usando um desinfetante de grau hospitalar em todas as áreas do voo. As demais companhias mostram em textos, fotos e vídeos que estão limpando os aviões o tempo todo, o dia inteiro, com muitos produtos de higiene. Todas fazem questão de deixar a limpeza evidente.
2 - O embarque e o desembarque de voos estão sendo feitos por setores para evitar aglomerações. Isso pode aumentar o tempo nesses procedimentos, mas vamos combinar que evitar pegar a doença que pode ser fatal é mais importante.
3 - A Delta anunciou que também vai mudar a ordem do embarque e desembarque para evitar que os clientes cruzem entre si.
4 - A Delta decidiu que vai incentivar os clientes a manusearem as próprias comidas e bebidas.
5 - A Gol anunciou que suspendeu o serviço de bordo e que só vai fornecer revistas da companhia se o cliente desejar e ela virá em um pacote lacrado.
6 - A Delta, Latam e GOL não vão colocar objetos nos bolsões na frente das poltronas.
7 - A Gol anuncia que vai incentivar todos os clientes a usarem o celular para fazerem check-in online, embarcarem e usarem o sistema de entretenimento.
8 - A Gol desativou os tótens de autoatendimento para evitar o contato dos passageiros com uma tela coletiva e incentiva os clientes a usarem seus próprios celulares.
9 - No vídeo de segurança publicado pela Latam, há o incentivo para o uso de tótens, mas um funcionário da companhia disponibilizará álcool gel logo após o uso.
10 - A Azul anunciou um sistema de embarque que vai usar um projetor no chão da sala de embarque para indicar aos passageiros a hora adequada para entrar no avião.
11 - Todas as companhias fornecem álcool gel e kits de higiene.
12 - Todas as companhias estão lembrando que os aviões são equipados com filtros de ar que removem 99,9% dos vírus e bactérias do ar a cada 3 minutos.
13 - E, claro, o uso de máscara por passageiros e funcionários é obrigatório em todas as companhias.