29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Homofobia e violência ideológica assustam alunos na UFMS

Publicado em 24/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No dia 10 de maio de 1933, poucos meses depois da chegada de Hitler ao poder, teve início na Alemanha uma onda de queima de livros em praça pública. Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista foi destruído. Centenas de milhares de livros foram queimados no auge de uma campanha iniciada pelo diretório nacional de estudantes nazistas. Era deles a organização das grandes fogueiras, em uma competição na qual cada agremiação tentava provar que era mais fiel do que a outra aos ideais nazistas.

Não foi a primeira vez na história que a intolerância despejou seu ódio sobre a literatura. Nem será a última. Na noite do último sábado, dia 18 de outubro, o mesmo germe do preconceito voltou a dar as caras. Desta vez na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde um acervo de algumas centenas de livros doado ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) pelo professor e cientista social David Victor Emmanuel Tauro foi alvo de um incêndio criminoso.

“Fiquei estarrecido, completamente transtornado, desolado. São tempos sombrios. Estamos progressivamente caminhando para alguma forma de totalitarismo. Não podemos aceitar isso. Queima de livros é inaceitável, especialmente dentro de uma universidade. Temos uma herança histórica tão dura, mas parece que não temos memória. Estou extremamente preocupado”, afirmou Tauro.

E ele tem razão em sua preocupação. A queima do acervo do DCE não foi um episódio isolado de vandalismo. Trata-se de mais uma ação de agressão ideológica entre as muitas que têm ocorrido na UFMS, especialmente ligadas à homofobia.

O primeiro caso a romper a cortina do silêncio que ainda impera na universidade ocorreu em maio de 2013, quando o então professor substituto do curso de Ciências da Computação (campus de Ponta Porã), Kleber Kruger, revoltado com a frase “Homo é lindo”, pichada em uma parede do campus, usou seu perfil no Facebook para atacar homossexuais.

“Hoje cheguei na Federal e encontrei algumas paredes dos cursos de computação e engenharia pichadas com frases como: ‘O amor homo é lindo!’, ‘Homosexualismo é lindo!’, ‘Fora machismo!’ … aaah! se fuderem seus viados fila da puta!”, disparou Kruger, que chegou a pedir o fechamento de cursos que, em sua opinião, eram “coloridos” demais. “Aí, nas paredes daqueles cursos formadores de bichonas tá tudo limpo! Depois eu falo que tinha que pegar aqueles cursos de gente colorida e fechar tudo! E saio rotulado como preconceituoso, porque tá na moda defender homossexualismo”.

Onda de intolerância

O caso ganhou repercussão nacional resultando na exclusão do Facebook de Kleber e no seu pedido de demissão. Mas a retaliação não foi suficiente para intimidar o preconceito. Recentemente, uma aluna transexual do curso de Letras foi violentamente hostilizada no Restaurante Universitário (RU). Ao tentar registrar a agressão com seu celular, foi ameaçada. Ela teve que ser escoltada por seguranças da universidade de volta a sala de aula, enquanto os agressores permaneceram no RU.

Outros casos têm sido registrados como a pichação de cartazes do Comitê de Luta pela Creche da UFMS com símbolos nazistas e frases ofensivas como “parir é uma escolha, se vira para cuidar”. O Comitê de Autodefesa das Mulheres, que ensina noções básicas de defesa pessoal para meninas da universidade, também foi alvo de manifestações de ódio, especialmente na página Segredos UFMS, no Facebook.

As expressões de caráter preconceituoso e fascista não param por aí. Cartazes com imagens de pessoas que lutaram contra a ditadura na década de 60 e 70 foram rasgados e, também, pichados com a suástica nazista. Uma faixa em apoio à causa indígena, pendurada em frente ao Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACISO), foi arrancada e rasgada enquanto a própria sede do Centro Acadêmico foi pichada com símbolos nazistas e seu interior depredado com a destruição de um computador.

“Diante de tudo isso, pensamos que a queima do acervo de livros na sala Dorcelina Folador não foi um ato isolado. Ao nosso olhar a situação é gravíssima”, afirma André Luiz, estudante de Ciências Sociais e membro do CACISO.

O presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-MS, e vice-presidente do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, Júlio Valcanaia, mostrou-se preocupado com o incidente. “O fato do incêndio criminoso ocorrido na UFMS vem a comprovar o quanto nos espaços públicos, especialmente os educacionais, a hostilidade é praticada contra pessoas LGBT, e mesmo por sujeitos privilegiados pelo acesso à educação e informação. Veja-se que as raízes do preconceito são mais profundas do que as capacidades intelectuais e que devem ser emergencialmente combatidas. Daí a nossa defesa por uma legislação capaz de cumprir um papel social que a mera vivência acadêmica não dá conta de solucionar. Ressalto, ainda, o fato de uma acadêmica transexual ser o objeto inicial desse evento, uma vez que o espaço universitário, como tantos outros na sociedade, não é pensado para ser ocupado por alguém que corajosamente foge aos padrões de gênero estabelecidos pela sociedade. Daí o desconforto desses agressores, inquisitores medievais, que se demonstram inaptos para uma vivência social saudável.”

Medo

A estudante de psicologia e membro do DCE, Marina Peralta, diz que a situação causa medo. “Temos muitos amigos homossexuais que estão temerosos. Pode haver uma agressão a qualquer momento pelos corredores da UFMS”, afirma. Para ela, o incêndio criminoso foi um choque para todos.

Também membro do DCE, a estudante de direito Anna Brites diz que a sociedade tem que ficar atenta para estes casos de ódio. “Estão acontecendo com frequência aqui na universidade. Assim como os casos de homofobia, a queima dos livros foi um sinal de que é hora da sociedade se manifestar contra o preconceito”.

O jornalista e cientista social Eron Brum alertou para a gravidade da situação. “Este pessoal me faz lembrar a era das trevas. São bárbaros. Este tipo de situação é fruto de nossa política onde não há debate de ideias, apenas tentativas de demolir o adversário, seja com que armas for”, afirmou.

Para os membros do DCE e do CACISO, a reação da UFMS diante dos casos de violência tem sido morna. “A Universidade não se manifesta. A segurança aqui existe apenas para proteger a direção contra manifestações e ocupações. Os alunos estão à míngua”, afirma André Luiz. Contatada, a assessoria de imprensa da universidade afirmou que a UFMS “foi informada sobre o incêndio nas dependências do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e está acompanhado o caso”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *