18/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Versões infantis e leves de cross fit e ioga estimulam consciência corporal

Publicado em 23/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O cross fit, treino com inspiração militar, começa a conquistar seus primeiros pequenos adeptos por aqui com versões leves, sem carga. Já um novo livro de ioga introduz, com linguagem acessível, as posturas básicas e os métodos de respiração para crianças. Os exercícios são lúdicos – sem que a técnica seja explicitada diretamente.

Na ioga, os pequenos treinam a postura, aprendem a relaxar e têm mais controle sobre o corpo, para não tensioná-lo em momentos de maior pressão, por exemplo. "Nunca é cedo para entender a importância da atividade física e ter consciência da postura", diz Lúcia Barros, jornalista e coautora de "Vamos Brincar de Estátua?".

O livro traz posturas básicas da prática indiana, como a da montanha. A criança fica em pé, ereta, com o peso do corpo distribuído entre as pernas. Os braços caem, relaxados ao lado do corpo. O pequeno praticante deve também respirar fundo e, como a montanha, permanecer firme, forte e invencível.

"Ao tratar a ioga como a brincadeira de estátua, a gente passa técnicas importantes, como a permanência em cada postura", diz. "A ioga trabalha todos os grupos musculares de forma leve, a respiração e também massageia os órgãos internos", afirma Márcia De Luca, professora de ioga e coautora do livro.

Lúcia diz que estimulou as filhas gêmeas, Laura e Rachel, 7, a praticarem ioga. As duas são modelos das posturas no livro. "Elas adoram e fazem tudo direitinho."

Cross Fit

No cross fit, há adaptações nos equipamentos destinados ao público infantil. A tradicional kettebell, bola de ferro com alça, usada no treino dos adultos, não está presente nas aulas das crianças. A barra com peso é substituída por um bastão de PVC.

"Tudo é passado na forma de brincadeira, mas a criança é estimulada a se superar", diz o educador físico Tiago Heck, especializado em cross fit infantil.

Nas aulas, há saltos com marcações no chão para desenvolver a coordenação e o equilíbrio. A técnica, diz Heck, é pensada para a criança fazer os movimentos corretamente sem esforço. "Eu falo, por exemplo, que ela pode imaginar que tem uma borboleta voando na mão para que ela estique os braços e endireite as costas no agachamento", explica.

A assessora de eventos Flavia Figer, mãe de Manuela Felipe Figer, 7, afirma que se questionou antes de escolher levar a filha para o cross fit. "Fiquei com medo de lesões, mas vi que na modalidade infantil ele é leve e lúdico", diz. "A Manuela fica mais disposta e com mais vontade de fazer as atividades da escola; a postura ao sentar melhorou muito também."

Cuidados

O médico Nabil Ghorayeb, chefe da seção de cardiologia do esporte do Instituto Dante Pazzanese, diz que a atividade para crianças deve ser moderada e sem carga.

A avaliação física e cardíaca antes do início dos exercícios e no decorrer da prática é indispensável.

No limite, o excesso na atividade física pode levar a problemas de crescimento, pela sobrecarga imposta. A criança, diz ele, também tem risco mais elevado de fraturas. "É necessário um descanso de pelo menos 24 horas entre uma prática e outra."

Na ioga, o especialista pondera que posturas avançadas podem levar a criança a atingir batimentos cardíacos elevados e, por isso, devem ser evitadas.  


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *