29/03/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

5 séries sobre universo paralelo

Publicado em 02/06/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um grupo de cientistas financiado pela Nasa (a Agência Espacial americana) descobriu evidências de um “universo paralelo” onde o tempo se passa ao contrário.

A intenção dos cientistas era pesquisar partículas do espaço que, por conta de sua grande carga de energia, provocam “ventos” na Antártica. Mas como em uma boa ficção científica, eles acabaram encontrando outra coisa bem mais instigante: a existência de partículas que se movimentam de forma contrária às da Terra, viajando para trás. Uma porta aberta à possibilidade de uma realidade que caminha paralela à nossa, só que em sentido inverso.

O anúncio, claro, instigou a imaginação das pessoas mundo afora. E nós também! Tanto que resolvemos fazer uma listinha com 5 séries sobre realidade alternativas para curtir nesse momento tão #UniversoParalelo.

1 – Stranger Things

Uma das mais populares séries da atualidade, a base da trama de Stranger Things é exatamente a existência de um mundo paralelo sombrio chamado de Mundo Invertido. E tudo começou quando o pequeno Will (Noah Schnapp) acaba preso nele. Passado em uma cidadezinha do interior dos EUA na década de 1980, a produção emula todo um universo de referências pop oitentistas, de Stephen King a Os Caça-Fantasmas. tudo com muita aventura, sustos e, é claro, universo paralelo.
Onde ver: Netflix.

2 – O Homem do Castelo Alto

Baseada em um dos melhores livros de Philip K. Dick, o guru da ficção científica moderna, O Homem do Castelo Alto se passa em uma realidade paralela em que os países do Eixo, ou seja, a Alemanha nazista, o Japão imperialista e a Itália facista, venceram a Segunda Guerra Mundial. Nesse mundo, seguimos as histórias de alguns personagens que de uma forma ou de outra enfrentam dificuldades nos Estados Unidos divididos entre territórios controlados pelos alemães e japoneses. 
Onde ver: Amazon Prime Video.

3 – Hora da Aventura

À primeira vista, Hora da Aventura pode parecer uma animação bobinha e super colorida para crianças, mas experimente ver um episódio e você vai perceber que ela é bem mais complexa (e estranha) do que o esperado. Nela, o garoto Finn e o cachorro Jake – que o poder de assumir diversas formas e tamanhos – vivem aventuras malucas por diversas realidades paralelas de um mundo pós-apocalíptico lisérgico.
Onde ver: Netflix.

4 – Counterpart

É uma pena que pouca gente viu essa interessante série que mistura ficção científica com espionagem estrelada pelo competentíssimo ator J. K. Simmons (Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Whiplash – Em Busca da Perfeição). Ele é tão bom que convence interpretando dois personagens totalmente diferentes, mas que com o passar do tempo descobrem que têm muito em comum. Com roteiro de Justin Marks (autor do script do novo Top Gun), a série se passa em uma Berlim de um futuro próximo que se transforma em palco de um intrincado jogo de espionagem entre duas realidades paralelas, onde cada pessoa no mundo possui um duplo. 
Onde ver: Claro Video e StrazPlay.

5 – Rick e Morty

A grande graça da animação mais anárquica e ácida da atualidade é exatamente a utilização engenhosa que ela faz do conceito de mundos paralelos. Criada pela dupla Dan Harmon e Justin Roiland em 2013 como uma brincadeira com o filme De Volta para o Futuro, ela retrata as aventuras recheadas de referências do cientista Rick e seu neto bobão Morty com muito humor mordaz e porradas filosóficas de cortar o coração em histórias que abordam temas como morte, privacidade, amor, existência, pertencimento e cultura nerd/geek em geral.
Onde ver: Netflix.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *