19/04/2024 - Edição 540

Mundo

O que está acontecendo em Hong Kong?

Publicado em 17/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A fórmula parece ser universal: manifestações populares, quando enfrentadas pelas forças de segurança com violência, tendem a se tornar mais graves. Assim, vimos nesta semana protestos em Hong Kong serem cobertos pela névoa do gás lacrimogêneo do governo – apenas para reforçar a mensagem de que suas reivindicações são urgentes. Mas quais? Abaixo, algumas perguntas e respostas sobre a crise hongkonguense.

Que direitos democráticos os habitantes de Hong Kong almejam?

A China anunciou, recentemente, que a próxima eleição para um líder do Executivo em Hong Kong será realizada, em 2017, por sufrágio universal. Mas o governo central chinês avisou, também, que os candidatos ao cargo devem ser antes aprovados por um comitê leal a Pequim – o que ativistas de Hong Kong consideram inaceitável.

O que a China tem a ver com isso?

Hong Kong pode ser um território com diversas liberdades políticas. Ali, a liberdade de expressão e de manifestação existe, ao contrário do que ocorre no restante do território chinês. Mas Hong Kong ainda está sob o poder da China, e assim os seus cursos permanecem atrelados.

Mas por quê?

O Reino Unido devolveu Hong Kong à China em 1997, depois de 150 anos de governo. O território era a última de suas possessões imperiais. A China prometeu, então, manter as liberdades existentes em Hong Kong a partir do acordo que passou a ser conhecido como “um país, dois sistemas”. Desde então vigora a ideia de que, em 2017, Hong Kong poderá eleger livremente o chefe de seu Executivo. Por isso a constatação de que os candidatos terão de ser aprovados pela China desagradou os ativistas.

É razão para ir às ruas?

Para esses moradores, sim. A China tem dado sinais políticos  que incluem afirmações de que a autonomia de Hong Kong não é um poder inerente, e sim emana somente da autorização da liderança central. Assim, manifestantes têm entendido que a liberdade excepcional com que vivem ali não está garantida.

É só disso que eles têm a reclamar?

Não exatamente. A economia de Hong Kong, outrora símbolo modernidade, pode estar fadada a uma recessão. Além da desaceleração da economia, Hong Kong é vítima do declínio do mercado de luxo, que foi um de seus principais motores.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *