Semana On

Terça-Feira 29.set.2020

Ano IX - Nº 412

Campo Grande

Decreto libera, com regras de biossegurança, atividades físicas e esportivas em condomínios

Para estimular jovens a se mexer, videoaulas de atividade física chegam às modalidades individuais

Postado em 20 de Maio de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Estão liberadas as atividades físicas, esportivas e recreativas nos condomínios residenciais e centros empresariais com mais de dois andares, de uso misto com predominância de salas de escritórios e prestação de serviço. As atividades estavam proibidas há 15 dias como parte da estratégia de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

É o que prevê o decreto 14.307 publicado no último dia 15, em edição extra do Diário Oficial do Município, que define as regras de biossegurança que foram definidas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 após discussão com os síndicos assumiram o compromisso de ajudar na implementação  fiscalização das medidas.

Só poderão participar das atividades autorizadas os moradores dos condomínios, sendo proibida a presença de visitantes. É obrigatório disponibilizar álcool em gel nas portarias, entradas sociais e de serviço, bem como nos elevadores. A utilização de playgrounds, espaços kids, está condicionada o cumprimento do decreto 14.256, de 17 de abril , que fixou regras de biossegurança para as atividades dos profissionais de educação física. Será necessário manter a distância mínima 5 metros entre os praticantes com uma área de 20 metros quadrados para cada um.

A lotação está limitada a 30% da capacidade dos espaços disponíveis. Também se recomenda evitar o compartilhamento de utensílios, como copos, garrafas, toalhas e outros; higienizar os aparelhos após a utilização de cada usuário. No caso de caminhada devem ser respeitados os 5 metros de distanciamento e nas corridas, de 10 metros.

Videoaulas

As videoaulas de exercícios físicos iniciadas pela Prefeitura de Campo Grande no início da quarentena para evitar a propagação do coronavírus, chegaram as modalidades individuais. Aulas de Beach tennis, Ballet e Ginástica artística já estão disponíveis no site. O objetivo é movimentar os jovens que com o fechamento dos parques e antecipação do período de férias escolares estão com mais tempo disponível.

O Beach Tennis que já acontece há três anos nas oficinas da Funesp tem variedades interessantes para fazer em casa como conta o professor Antonio Vieira, mais conhecido como Toni. “Esse é um esporte que as famílias gostam muito. Teve sua origem na Itália, foi aperfeiçoado para ser jogado na areia com raquete e há mais de 30 anos está se difundindo em todos os países. É para todas as idades começando como uma brincadeira e aos poucos os participantes se organizam para disputar torneios amadores e profissionais. Agora estamos levando até a casa das pessoas, com videoaulas. Pode jogar com a parede ou em dupla, se desafiar com utensílios de casa, cestas de lixo ou balde. Acesse o site e confira https://www.youtube.com/watch?v=kpOdlluIsl4”, disse Toni.

Maria Gabriela Rocha da Silva,14 anos, moradora no bairro Taveirópolis, contou que não conhecia o Beach Tennis, mas iniciou em casa e está se divertindo. “Eu não conhecia a modalidade, mas estou assistindo aos vídeos que o meu pai coloca e está sendo muito bom porque tenho mais uma atividade para fazer em casa nesta quarentena e além de um esporte aprendo como um lazer também”, contou.

Moradora do bairro Coophatrabalho, Gecilda Rocha Dos Santos, 52 anos, também está animada com as videoaulas. “Em tempo de pandemia estou aproveitando as aulas online para me exercitar em casa. Eu fazia academia e agora organizei alguns materiais aqui da dispensa e com esse incentivo estou fazendo o treino funcional”, comentou Gecilda.

Projeto Movimenta CG em Casa

O Projeto Movimenta CG em Casa é uma adaptação do Projeto que acontecia nos Parques e a equipe da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) já prepara a gravação de videoaulas para as 48 modalidades gratuitas oferecidas na Capital.

O Movimenta CG em Casa, desenvolvido pela Funesp, é mais uma das ações da Prefeitura de Campo Grande implementada na quarentena para atender a população com serviços de esporte, lazer, recreação e saúde preventiva. As videoaulas são postadas no site http://www.campogrande.ms.gov.br/exerciciosaudavel/ todas as segundas, quartas e sextas, e os desafios são lançados todas as terças e quintas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...