Semana On

Segunda-Feira 25.mai.2020

Ano VIII - Nº 394

Cultura e Entretenimento

Saiba como visitar estádios de futebol ao redor do mundo sem sair de casa

Plataforma e clubes disponibilizam tours virtuais às arenas, o que pode ser uma boa opção para aproveitar a quarentena e matar saudade dos campos

Postado em 19 de Maio de 2020 - Raul Vitor - O Estado de S.Paulo

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A pandemia do novo coronavírus afastou o amante do futebol de sua segunda casa: o estádio. Embora o acesso ao palco das partidas esteja bloqueado por causa do isolamento social, imposto pela doença, a internet pode proporcionar uma experiência diferente e inusitada aos que sofrem com a falta do esporte em suas residências. É possível realizar visitas virtuais aos mais famosos estádios do mundo, e o mais importante, sem sair de casa.

Desta forma, o Estadão destaca alguns desses tours e adianta que a experiência é surpreendente, como no caso do Anfield, estádio do Liverpool, que, apesar de não possuir um tour virtual oficial, fez parte de uma campanha de realidade na internet, em 2016, onde é possível presenciar alguns setores do local e permanecer junto ao elenco profissional minutos antes de a bola rolar, ao som da famosa canção "You'll Never Walk Alone".  

Estádio da Luz – Benfica

Por meio de um aplicativo, disponível para IOS, ou seja, apenas para produtos da Apple, é possível realizar o Benfica Tour 360°, que irá te guiar de forma interativa e imersiva por dentro da casa do Benfica, o Estádio da Luz, construído em 2003, que possui capacidade para mais de 65.000 torcedores.

Estádio do Dragão – FC Porto

Também por aplicativo, disponível para IOS, aparelhos da Apple ou os que possuem a Google Play Store, é possível realizar uma visita ao Estádio do Dragão, do Porto, inaugurado em 2003, com capacidade para 52.000 pessoas. Nesses tour, o torcedor consegue chegar a todas as instalações do time, do vestiário ao banco de reservas, passando pela sala de troféus, o lugar mais sagrado de um estádio.

Estádio Santiago Bernabeu – Real Madrid

Através do site oficial do Real Madrid, time dos brasileiros Rodrygo, Marcelo e Vinicius Júnior, por exemplo, é possível realizar um tour virtual por quase todos os setores do Santiago Bernabeu, no centro de Madri. O internauta conhece desde a área vip até as arquibancadas. O estádio é um dos maiores do mundo, possui capacidade para mais de 80.000 pessoas e foi inaugurado em 1947. No fim do passeio real, o torcedor cai numa loja imensa dos produtos do time espanhol.

Allianz Arena – Bayern de Munique

Através do site oficial do Bayern de Munique, é fácil realizar uma visita virtual pela Allianz Arena, que receberá a partida entre Bayern e Eintracht Frankfurt, no dia 22 de maio, após quase três meses sem jogos. O estádio, inaugurado em 2005, possui capacidade para 75.000 pessoas.

Allianz Stadium – Juventus

Por meio do site oficial da Juventus, o seguidor da equipe de Turim pode fazer um tour por quase todas as propriedades de sua casa, desde o estacionamento, onde os jogadores, como Cristiano Ronaldo, param seus carrões, até o gramado do Allianz Stadium. Inaugurado em 2011, o local possui capacidade para mais de 40.000 pessoas.

No Estado de São Paulo, o Allianz Parque, do Palmeiras, a Arena Corinthians, a Vila Belmiro, do Santos, e o Morumbi, do São Paulo, possuem experiências diferentes, mas todas elas oferecem uma espécie de tour virtual também, assim como os estádios europeus citados previamente.

Corinthians, São Paulo e Palmeiras disponibilizam, em seus sites oficiais, o vídeo de um drone que sobrevoa seus respectivos estádios e mostra imagens em 360 graus do gramado e das arquibancadas. O Santos compila imagens estáticas da Vila, também em um vídeo. Os quatro clubes utilizam a ferramenta "Street View", do Google, para que os interessados tenham acesso ao gramado e aos arredores de suas 'casas'.  

Outros estádios

Além dos tours oficiais, é fácil conhecer uma gama abrangente de estádios da Europa através do Football Stadium 360. O site possui fotos panorâmicas, em 360 graus, da casa das principais equipes inglesas, espanholas, francesas, italianas e alemãs. A plataforma também permite imergir dentro de grandes estádios sul-americanos, como por exemplo, o Maracanã, no Brasil, a Bombonera, na Argentina, e o Monumental "U", palco da final da Libertadores de 2019, no Peru.


Voltar


Comente sobre essa publicação...