Semana On

Terça-Feira 20.out.2020

Ano IX - Nº 415

Coluna

Brasil será 'epicentro mundial do vírus', diz Nelsinho a parlamentares do Mercosul

As notícias que fizeram a semana política em MS, com Marco Eusébio

Postado em 14 de Maio de 2020 - Marco Eusébio

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

"Infelizmente seremos o epicentro do vírus no mundo!", disse o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, em videoconferência da mesa diretora do Parlasul, que reúne parlamentares dos países do Mercosul, ao falar sobre a situação da pandemia da Covid-19 na região. Após o Brasil ter assumido a sexta posição mundial em número de casos, Nelsinho citou declarações de seu primo, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que tem alertado em recentes entrevistas que o "surto só está começando no país".

"A solução é ficar em casa, mesmo com os impactos econômicos", disse o senador que foi um dos integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro infectados pelo vírus após viagem aos EUA em março, que chegou a ficar internado e já se recuperou. Na videoconferência, o parlamentar argentino Oscar Laborde, que preside o Parlasul, afirmou que o colegiado considera "de suma importância a vigilância epidemiológica conjunta no bloco, com a operação do Sistema de Vigilância Epidemiológica do Mercosul, bem como a importância estratégica de promover projetos de cooperação em nível sub-regional, com base no desenvolvimento científico, tecnológico e produtivo".

Nelsinho defende 'transparência' sobre vídeo de Bolsonaro com ministros

Indagado se entende que deve ou não ser divulgado o vídeo da reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros realizada em abril, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) respondeu por meio de áudio que o assunto será decidido pelo ministro Celso de Mello, do Supremo, com um "desfecho dentro da razão e do bom senso". Nelsinho salientou, entretanto, que em política não se consegue guardar segredo, e defendeu que "a transparência deve ser cada vez mais enaltecida e praticada". Ouça abaixo.

Partidos políticos anunciam live musical para domingo em Campo Grande

Onze partidos políticos – SD, MDB, PSL, PT, PR, PSC, PCdoB, PV, PDT, Podemos e Republicanos – se uniram em Campo Grande para promover uma live musical no próximo domingo (17). Embora parte desses partidos tenham pré-candidatos à prefeitura, a nota divulgando o evento enviada pela assessoria à imprensa diz que "nenhum objetivo político será empregado em torno dessa campanha que visa realmente o social" e informa que o objetivo é arrecadar alimentos e agasalhos para famílias carentes afetadas pela crise econômica em época da Covid-19. "Precisamos agora da participação da comunidade, dos empresários, enfim, de todos aqueles que podem ajudar com doações de alimentos e agasalhos e cobertores, para a doação imediata a essas famílias e pessoas de nossa cidade", afirma no comunicado o engenheiro Marcelo Miglioli, pré-candidato do SD. A live chamada "Grande Encontro" será apresentada pelo deputado estadual e radialista Lucas de Lima (SD) e animada por artistas locais que, segundo a organização, não cobraram cachê. A transmissão via YouTube, Facebook e Instagram deve começar às 14h30 com a dupla Paulo Sérgio & Santiago e erá encerrada às 17h45 com o DJ Lupa.

Com apoio da Sejusp, Gaeco mira oficiais da PM no contrabando de cigarros em MS

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu em seis cidades de Mato Grosso do Sul sete mandados de prisão preventiva contra oficiais da PM e treze de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Auditoria Militar de MS na operação "Avalanche", terceira fase da operação Oiketicus iniciada em 2018 que mira autoridades policiais que facilitam o contrabando de cigarros no estado. A lista dos detidos ainda não foi divulgada, mas segundo a imprensa de Dourados um deles é o comandante do 3º Batalhão da PM da cidade, tenente-coronel Carlos Silva. A ação envolve o Ministério Público estadual por meio do Gaeco, em conjunto com a Promotoria de Justiça da Auditoria Militar, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Comando-Geral e a Corregedoria-Geral da PM-MS. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Campo Grande, Dourados, Coxim, Sidrolândia, Naviraí e Aquidauana.

Vereadora de MS publica vídeo acusando colega de agressão em secretaria

A vereadora Fabrizia Tinoco (PRB) de Bela Vista, cidade na fronteira de MS com o Paraguai, anunciou em vídeo no Facebook que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil dizendo ter sido agredida pelo também vereador Francisco Gutierres (PSDB), ex-secretário de Obras da cidade. No vídeo, Fabrizia afirma que havia ido à Secretaria de Obras local para questionar o secretário Luiz Fernandes sobre a paralisação de uma obra, quando discutiu com uma engenheira e falou ao secretário que ele "não precisava estar ouvindo isso", pois seria "um secretário de fachada". A vereadora afirma que, depois disso, o vereador teria entrado na sala e a expulsou com violência do local. "Grudou no meu braço, com toda força, me arrastou pelos cabelos e me jogou pra fora da sala, como se eu fosse um lixo" afirma Fabrizia no vídeo abaixo.

CNN dos EUA entrevista Mandetta

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi entrevistado ao vivo pela principal âncora de jornalismo internacional da rede CNN nos Estados Unidos, Christiane Amanpour, que postou  trechos em vídeos no Twitter. Falando em inglês de um estúdio em Brasília, o médico sul-mato-grossense lembrou que 17 pessoas da comitiva de Jair Bolsonaro que foi aos EUA em março testaram positivo para o novo coronavírus após retornar o Brasil e chamou o episódio de "corona trip" ("viagem corona"). Indagado sobre o recorde diário de 881 mortes pela Covid-19 no Brasil anunciado ontem pelo Ministério da Saúde, Mandetta, que quando comandava a pasta defendia o isolamento social e alertava sobre o risco de aumento de óbitos pela doença no país, respondeu: "A história dirá quem estava certo e quem estava errado. Eu acho que os números falam por si mesmos". Veja os vídeos.

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...