Semana On

Sexta-Feira 14.ago.2020

Ano IX - Nº 405

Campo Grande

Prefeitura vai revitalizar Lagoa Itatiaia

Espaço terá decks e novas estruturas de lazer

Postado em 13 de Maio de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura vai revitalizar a Lagoa Itaiaia, um dos cartões postais de Campo Grande. Será a primeira grande intervenção nos últimos 15 anos nesta área que, desde 1995, é de interesse ambiental do município.

Os recursos - R$ 834 mil - foram alocados por meio de uma emenda impositiva, do deputado federal Fábio Trad, que estão na iminência de serem empenhados pelo Ministério da Cidadania, onde o projeto foi cadastrado.

Segundo o arquiteto da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Silva, autor do projeto de revitalização, as intervenções previstas não trarão nenhum impacto ambiental.

“Pelo contrário, com a construção de três decks, preservaram as matas ciliares porque não haverá mais pisoteio dos visitantes que poderão se aproximar da lagoa pela passarela da estrutura de madeira. Um dos deks foi planejado especialmente para os participantes das competições aquáticas  dos jogos radicais urbanas que neste ano, a Fundação Municipal de Esportes programou para o local no mês de outubro”, frisa Marcelo.

O projeto prevê o calçamento com piso intertravado de 62 mil metros quadrados de trilhas que os visitantes utilizam para ter acesso à academia da 3ª idade e a pista de caminhada de  1.360 metros.  Está prevista a instalação de uma área de convivência, com playground, fontes interativas. Será construído um palco para pequenos performances artísticas, aulas de educação ambiental, cercado por bancos rústicos feitos de eucalipto.

A estrutura da atividade física será ampliada com  uma estação de ginásticas; está  prevista a construção de 12 mesas para jogos (domino, xadrez, carta); reforço da iluminação e um container com banheiro e uma sala para administração.

Moradora do bairro há 10 anos, Maria  Luiza Ferreira, conhecida como Luiza da Lagoa,  aprovou os investimentos no local.

“Este espaço é maravilhoso e todos os dias recebe mais de 300 pessoas, ainda mais com esse por do sol encantador. Esse investimento é um sonho antigo da região”, afirma.

Antes da pandemia, diariamente eram oferecidas oficinas gratuitas de Pilates e Grupo de Corrida pela equipe da Funesp, além das oficinas da Secretaria de Saúde nos equipamentos da academia da terceira idade.

Ecossistema 

Circundada por um rico ecossistema que ocupa 9 hectares no Bairro Tiradentes, região urbana do Bandeira, a Lagoa Itaiaia concentra 221 diferentes espécies vegetais (65 nativas), entre plantas terrestres, semiaquáticas e aquáticas, além de uma comunidade animal que inclui peixes, insetos, moluscos e aves. A lamina d’ água tem um metro de profundidade.

Nas suas águas, foi erguido concreto armado, escultura de 5 metros de comprimento por 2 metros de altura, pelo artista plástico Pedro Guilherme Garcia Goes, conhecido por exposições e intervenções urbanas em Campo Grande.

A lagoa é uma depressão natural do relevo, onde havia nascentes que foram soterradas quando ocorreu o loteamento da região, na década de 1980. Atualmente é abastecida pela água da chuva  com períodos de cheias e vazantes.


Voltar


Comente sobre essa publicação...