Semana On

Sexta-Feira 29.mai.2020

Ano VIII - Nº 394

Mato Grosso do Sul

Hemosul acende alerta vermelho e precisa de doadores de O negativo e O positivo para repor estoque em estado crítico

Novo número de whatsapp permite que voluntários agendem doação

Postado em 08 de Maio de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul iniciou a sexta-feira (8) com alerta vermelho para os tipos de sangue O negativo e O positivo, que estão em nível crítico com apenas 10% e 22% do estoque necessário para atender todo o Estado. A unidade reforça que há urgência para reposição pois são os tipos mais utilizados, mas que doadores de outras tipagens sanguíneas também são bem-vindos.

Devido a pandemia da Covid-19 o Hemosul implantou a doação por agendamento como mais uma opção para estimular a população. Porém a instituição destaca que continua recepcionando, com todos os cuidados necessários, aqueles que comparecem de maneira espontânea, pois cada bolsa de sangue coletada representa vidas que serão salvas.

O voluntário precisa apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Caso o doador tenha entre 16 e 17 anos, precisa estar acompanhado dos pais ou responsável legal.

Agendamento

A doação programada de sangue faz parte do novo “normal” diante da pandemia da Covid-19. Para otimizar o atendimento aos doadores o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul alterou o número de whatsapp que funciona exclusivamente para agendamentos na unidade da Capital. 

O número (67) 99298-6316 está disponível para mensagens via aplicativo e também para esclarecimento de dúvidas via chamada telefônica. Os números fixos disponíveis para agendamento na Capital – (67) 3312-1516, (67) 3312-1529. Telefones e endereços das unidades do interior do Estado podem ser conferidas aqui.


Voltar


Comente sobre essa publicação...