Semana On

Terça-Feira 02.jun.2020

Ano VIII - Nº 395

Cultura e Entretenimento

Grande encontro de gerações, disco 'Gil Baiana Ao Vivo em Salvador’ chega ao streaming

Show único que gerou álbum foi realizado em novembro de 2019

Postado em 06 de Maio de 2020 - Amauri Terto – Huffpost

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Gilberto Gil e BaianaSystem, duas potências da música nacional, se encontraram em um show inédito em novembro de 2019, parceria que gerou um álbum e lançado no último dia 30 nas plataformas de streaming.

Trata-se de Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, disco com sete faixas, cheio de poesia e guitarras invocadas, que une clássicos de Gil, como Extra e Emoriô, e sucessos do BaianaSystem, incluindo Dia da Caça e Água.

Líder do BaianaSystem, Russo Passapusso conta que o repertório do espetáculo foi escolhido a partir da conexão entre suas obras.

“Pra mim, se divide em três matrizes: o ijexá, o reggae e a mensagem, a necessidade de colocar algo para as pessoas”, enumera o músico em nota enviada para a imprensa. Sobre a bases de Gil, Passapusso revela também que inseriu novos vocais, assim como é feito nos soundsystems jamaicanos.

Para Gil, o encontro com a banda fundada em 2009 e que arrasta multidões para as ruas no Carnaval da Bahia foi uma “fusão de momentos, contextos, histórias”. “O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, comemora.

Ouça o disco no player abaixo:

https://open.spotify.com/album/2HOtF9wjRgFuKefeTJkG4O

Para celebrar o lançamento do álbum, Gil, Passapusso e Roberto Barreto - guitarrista do BaianaSystem - participaram de um bate-papo. 

A transmissão foi feita no canal de Gilberto Gil no YouTube (acompanhe no palyer abaixo) e contou com legendas feitas pela STN Caption - a iniciativa foi voltada para pessoas com algum grau de deficiência auditiva e faz parte da campanha #SurdosQueOuvem.


Voltar


Comente sobre essa publicação...