Cultura e Entretenimento
Show único que gerou álbum foi realizado em novembro de 2019
Postado em 06 de Maio de 2020 - Amauri Terto – Huffpost
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Gilberto Gil e BaianaSystem, duas potências da música nacional, se encontraram em um show inédito em novembro de 2019, parceria que gerou um álbum e lançado no último dia 30 nas plataformas de streaming.
Trata-se de Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, disco com sete faixas, cheio de poesia e guitarras invocadas, que une clássicos de Gil, como Extra e Emoriô, e sucessos do BaianaSystem, incluindo Dia da Caça e Água.
Líder do BaianaSystem, Russo Passapusso conta que o repertório do espetáculo foi escolhido a partir da conexão entre suas obras.
“Pra mim, se divide em três matrizes: o ijexá, o reggae e a mensagem, a necessidade de colocar algo para as pessoas”, enumera o músico em nota enviada para a imprensa. Sobre a bases de Gil, Passapusso revela também que inseriu novos vocais, assim como é feito nos soundsystems jamaicanos.
Para Gil, o encontro com a banda fundada em 2009 e que arrasta multidões para as ruas no Carnaval da Bahia foi uma “fusão de momentos, contextos, histórias”. “O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, comemora.
Ouça o disco no player abaixo:
https://open.spotify.com/album/2HOtF9wjRgFuKefeTJkG4O
Para celebrar o lançamento do álbum, Gil, Passapusso e Roberto Barreto - guitarrista do BaianaSystem - participaram de um bate-papo.
A transmissão foi feita no canal de Gilberto Gil no YouTube (acompanhe no palyer abaixo) e contou com legendas feitas pela STN Caption - a iniciativa foi voltada para pessoas com algum grau de deficiência auditiva e faz parte da campanha #SurdosQueOuvem.