Semana On

Terça-Feira 07.jul.2020

Ano VIII - Nº 400

Cultura e Entretenimento

12 filmes sobre isolamento para você não se sentir tão só

A humanidade nunca teve de encarar o isolamento de forma tão intensa quanto agora, e o cinema já falou muito sobre isso

Postado em 06 de Maio de 2020 - Rafael Argemon - Huffpost

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nunca nos sentimos tão isolados quanto neste exato momento. A quarentena imposta pela pandemia do coronavírus está fazendo com que enfrentemos um longo período com pouquíssimo contato humano.

O isolamento social e a solidão são assuntos muito retratados no cinema, e talvez este seja o momento ideal para ver filmes que tratam dessa questão. Assim, podemos dividir com eles essa sensação opressora sem nos sentir tão sozinhos.

Reunimos aqui alguns dos melhores filmes disponíveis em streaming no Brasil que falam sobre isolamento físico, mental ou mesmo de ambos.

O Farol (2019)

Sinopse: Em uma ilha isolada na costa do Maine no início do século 20, dois faroleiros iniciam seu turno. O veterano Thomas Wake (Dafoe) e o novato Ephraim Winslow (Pattinson) logo entram em conflito, já que Wake não deixa Winslow ter acesso ao farol, ordenando que ele faça todo o resto do serviço pesado. Obcecado em descobrir o que acontece no farol, Winslow começa a perceber que coisas estranhas estão acontecendo na pequena ilha.
Onde ver: Looke, Microsoft Store e iTunes (para alugar). 

Lunar (2009)

Sinopse: O astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) cumpre uma missão de três anos isolado em uma base na Lua. Sua função é extrair amostras de solo lunar e mandar à Terra. Quando sua missão está apenas há duas semanas do fim, Sam sofre um acidente e acaba encontrando um estranho substituto.
Onde ver: HBO GO. 

Repulsa ao Sexo (1965)

Sinopse: A jovem e bela Carol Ledoux (Catherine Deneuve) mora com a irmã mais velha em um apartamento em Londres. Extremamente tímida e reprimida sexualmente, ela não tem uma relação com namorado de sua irmã e até com seu próprio namorado. Quando sua irmã vai viajar, ela fica sozinha no apartamento e cai em depressão, se aprofundando cada vez mais nesse estado, até que começa a ter alucinações.
Onde ver: Looke e NetMovies.

Até o Fim (2013) 

Sinopse: Navegando sozinho em seu veleiro pelo Oceano Pacífico, um homem (Robert Redford) passa a ter que lidar com diversos problemas quando seu barco se choca com um contâiner à deriva.
Onde ver: HBO GO e Claro Vídeo.

Ao Cair da Noite (2017)

Sinopse: Durante uma pandemia de uma misteriosa doença que dizima boa parte da humanidade, Paul (Joel Edgerton) mora com sua esposa e filho em uma isolada casa no campo. Ele impõe regras bem restritas a sua família para sobreviver nesse ambiente hostil, mas tudo muda quando outra família bate à sua porta pedindo ajuda.
Onde ver: Netflix.

Náufrago (2000)

Sinopse:  Em uma de suas constantes viagens como inspetor da empresa de entregas Federal Express, Chuck Noland (Tom Hanks) sofre um acidente. O avião em que estava caiu no mar perto de uma ilhota no Oceano Pacífico. Único sobrevivente da tragédia, ele tenta se adaptar à vida sozinho na ilha deserta.
Onde ver: Amazon Prime Video e Glopboplay. 

Perdido em Marte (2015)

Sinopse: Abandonado em Marte depois que sua tripulação imagina que ele morreu em um acidente, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) precisa se virar sozinho em uma pequena estação no planeta vermelho até que o resgate chegue.
Onde ver: Telecine Play. 

Eu sou a Lenda (2007)

Sinopse: Robert Neville (Will Smith) é o único sobrevivente de uma pandemia que dizima praticamente toda a população mundial. Há 3 anos ele percorre a cidade de Nova York para enviar mensagens de rádio, na esperança de encontrar outro sobrevivente. Mas sempre de dia, porque à noite vítimas mutantes da doença caçam pelas ruas da metrópole abandonada.
Onde ver: Google Play, Looke e iTunes (para alugar).

O Iluminado (1980)

Sinopse: O aspirante a escritor  Jack Torrance (Jack Nicholson) aceita uma vaga como zelador do Hotel Overlook durante o inverno, quando o local fica fechado para visitantes. Ele conta com a companhia de sua esposa, Wendy (Shelley Duvall), e Danny (Danny Lloyd), o filho do casal. Jack quer aproveitar o tempo livre para escrever seu primeiro livro. Enquanto Danny começa a ver fantasmas e desenvolver habilidades psíquicas, seu pai é influenciado por uma força sobrenatural a assassinar sua família.
Onde ver: HBO GO. 

Rua Cloverfield, 10 (2016)

Sinopse: Após sofrer um grave acidente automobilístico, Michelle (Mary Elizabeth Winstead) se vê acorrentada a uma cama em um quarto desconhecido. Logo ela descobre que foi salva por Howard (John Goodman), um homem estranho que diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável. Isolada em um bunker com ele e um outro sobrevivente, Michelle tenta descobrir se aquilo é realmente verdade.
Onde ver: Google Play, Microsoft Store e iTunes (para alugar).

O Clube dos Cinco (1985)

Sinopse: De castigo na sala de detenção de uma escola durante um sábado, cinco adolescentes de personalidades bem distintas são obrigados a conviver com suas diferenças.
Onde ver: Netflix e Telecine Play.

Cubo (1997)

Sinopse: Presos em uma cela estranha em forma de cubo, um policial (Maurice Dean Wint), um ladrão (Wayne Robson), uma matemática (Nicole de Boer), uma psicóloga (Nicky Guadagni), um arquiteto (David Hewlett) e um jovem autista (Andrew Miller) precisam encontrar um meio de fugir dali. Mas o local é cheio de armadilhas mortais.
Onde ver: Amazon Prime Video.


Voltar


Comente sobre essa publicação...